Você sabia que simples mudanças de hábitos podem ajudar a economizar água no apartamento e contribuir para a manutenção desse bem tão precioso e essencial para a nossa sobrevivência? Sua ajuda pode ser por meio de iniciativas simples, que devem ser praticadas dentro de casa. São pequenas alterações na sua rotina, mas que podem fazer muita diferença, tanto no consumo, quanto no valor da conta. Veja 10 maneiras de começar a economia já!
1. Conheça seu consumo
Para começar a economizar água, você deve conhecer seu consumo. Para isso, consulte a conta, onde consta o registro de seu gasto mensal. A partir daí, você vai poder fazer uma comparação com as próximas faturas.
2. Conscientize a sua família
É muito importante que você conscientize sua família sobre necessidade de economia, pois de nada adianta só você participar. Explique a todos o que deve ser modificado em relação ao uso da água e peça para que se empenhem em realizar cada uma das ações conforme o combinado.
3. Diminua o tempo de banho para economizar água no apartamento
O tempo de banho é determinante para a economia de água. Um banho de 15 minutos, por exemplo, pode gastar cerca de 135 litros de água. Por isso, evite banhos demorados: cinco a dez minutos são suficientes. Outra dica de economia para a hora do banho é fechar a torneira toda vez que for se ensaboar. Essa ação vai garantir uma boa economia de água e energia elétrica.
Para apartamentos com boa queda d’água, que, geralmente, situam-se nos primeiros pavimentos, o ideal é colocar um redutor de fluxo.
4. Lave a louça de forma econômica
Evite lavar louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo. O correto é ensaboar uma determinada quantidade de cada vez e depois enxaguar. Dessa forma, o desperdício é bem menor.
5. Reaproveite a água da máquina de lavar
Uma boa dica para economizar água é o reaproveitamento da água da máquina de lavar. Em vez de deixar que aquela água escorra pela tubulação, direcione a mangueira para uma bombona: essa água pode ser utilizada no vaso sanitário e na limpeza da casa.
Vale lembrar que reduzir a frequência de uso da máquina de lavar para apenas uma vez por semana já representa uma grande economia!
6. Evite deixar torneiras pingando para economizar água no apartamento
Pode não parecer, mas um simples gotejamento por um dia representa um gasto de 45 litros de água. Por isso, conserte logo que verificar o problema!
7. Verifique se há vazamentos
Você pode estar pagando uma conta de água alta devido a vazamentos. Aprenda a ler o hidrômetro: ele vai ajudar a detectar esse problema que pode ser percebido pelo consumo fora do normal. Se desconfiar, busque um profissional e providencie o reparo.
8. Evite acionar a descarga mais de uma vez
Para economizar água no uso do vaso sanitário, aperte a descarga somente o tempo necessário, pois a cada acionada o gasto é de cerca de 20 litros de água tratada! Preferencialmente, tenha acionamentos duplos, que permitem descargas com dois volumes diferentes de água, um menor e outro maior.
9. Feche a torneira quando estiver escovando os dentes
É muito comum que, ao escovar os dentes, as pessoas deixem a torneira aberta. Esse hábito gasta muita água: a cada 5 minutos com a torneira aberta, vão ralo abaixo cerca de 80 litros de água. Por isso, feche a torneira quando estiver escovando e só abra na hora do enxague. Uma boa dica é utilizar um copo d’água ao invés de levar a boca à torneira!
10. Não demore muito ao lavar o rosto e ao fazer a barba
Ao lavar o rosto e ao fazer a barba seja rápido e mantenha a torneira fechada enquanto estiver ensaboando.
Viu só como pequenas mudanças de atitude pode ajudar a economizar água do apartamento e trazer grandes benefícios para você e para seu bolso? E o planeta agradece!