Você quer ser um síndico morador, mas não tem a menor ideia de como fazer uma boa gestão? Antes de assumir essa função é bom ter em mente que ela requer muitas habilidades diferentes, como entender sobre leis, ter experiência em administração e um espírito conciliador. Se preenche esses requisitos e se sente capaz, confira algumas dicas essenciais para se tornar um gestor inesquecível e vá em frente!
1. Fique ciente sobre os deveres e obrigações do síndico
Administrar o prédio não significa ser dono dele. Assim como qualquer outro cargo, o síndico deve exercer a função dentro das normas estabelecidas por lei. Por isso é importante que o candidato à função conheça muito bem as normas descritas no Artigo 1.348 do Código Civil Brasileiro, que é o que define as funções e deveres de um gestor. Além disso, tenha sempre em mãos uma cópia da Convenção e do Regulamento Interno do seu condomínio. Para quem quiser ter mais conhecimento sobre essa profissão, a dica é procurar por iniciativas como a Escola de Síndico MRV – um curso online disponível gratuitamente.
2. Ter organização é fundamental
O síndico tem que ser a “memória viva” da vida condominial. Para tanto, é preciso arquivar notas – fiscais, documentação trabalhista, atas de assembléias, etc. -, e criar planilhas – de preferência no computador – a fim de controlar vários setores simultaneamente, como finanças, segurança e gestão profissional. Além do mais, o responsável pela administração tem que prestar contas anuais sobre o dinheiro do condomínio, com direito a descrição completa dos gastos (entradas e saídas) e previsão orçamentária. Sem ter o mínimo de estrutura e organização fica impossível exercer a função. Aplicativos ou a contratação de uma administradora profissional também podem ajudar para uma gestão mais eficiente.
3. Conheça bem as demandas do condomínio
Antes de assumir o cargo de síndico, faça uma inspeção completa no condomínio. Converse com funcionários e moradores, procure entender quais são as suas principais queixas e verifique a forma como a portaria é gerenciada a fim de identificar possíveis erros. Ao ter uma ampla percepção do que os condôminos pensam e as melhorias que desejam, você vai poder pensar soluções e ter ideias mais concretas de como implementá-las. Uma dica é que, assim que assumir o posto, você faça uma assembleia e implemente uma pesquisa de opinião para entender melhor o que querem e o que pode ser feito.
4. Imponha limites e evite o desgaste
Os síndicos moradores, geralmente, têm empregos fora da administração predial. Mas, independentemente disso, é preciso limitar horários para o atendimento ao público. Crie dias e horários para receber condôminos e não permita que liguem no seu interfone para fazer reclamações. Deixe um livro de sugestões e críticas na portaria e oriente os funcionários para aconselhar os condôminos a registrar suas queixas por escrito. Caso haja confusão entre moradores ou discussões acaloradas em assembleias, você pode interceder como mediador, nunca como juiz. Tente apaziguar ânimos e conduza o caso da melhor maneira possível.
5. Exerça a autoridade sem autoritarismo
Ter pulso firme não significa ser do tipo “linha dura”. É preciso fazer os moradores cumprirem as leis, mas uma postura austera sempre acaba criando mais descontentamento do que ordem. Decisões importantes devem ser tomadas pela assembleia. Ou seja, o síndico executa o que todos determinarem. Diante disso, não basta ser eficiente e honesto, é preciso saber se comunicar com os condôminos. Seja o mais claro e objetivo possível para evitar qualquer mal-entendido. Se for preciso, crie informativos mensais, campanhas de conscientização ou eventos para boa convivência.
Lembre-se de que o síndico não deve criar regras, apenas executá-las. Se souber dividir funções e responsabilidades com a comunidade condominial, não descuidar da manutenção de áreas comuns e manter uma boa estratégia de comunicação com os moradores, com certeza, a sua gestão será um sucesso. E se tiver dúvida se você leva jeito, que tal brincar no nosso quiz?