Você sabia que o Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo? Um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que anualmente cerca de 27 milhões de toneladas de comestíveis vão parar no lixo. E quase 30% desse desperdício acontece dentro de casa. Para que isso não aconteça, basta adotar algumas mudanças simples na rotina. Que tal tentar? Veja algumas dicas de como aderir ao consumo mais consciente.
1. Aproveite os alimentos integralmente
Acredita que muitas sementes, talos, folhas ou cascas de frutas e verduras, normalmente descartadas, podem ser mais nutritivas do que a polpa que estamos acostumados a consumir? As cascas do abacaxi, manga e maçã, por exemplo, dão excelentes sucos. Já as cascas da banana resultam em um saboroso bolo, assim como o bagaço do milho ou a casca da laranja. As folhas, talos e sementes ficam ótimos em pães e tortas. Para não desperdiçar nada, você pode procurar receitas na Internet, como essa de chips de casca de batata doce feito por Rita Lobo, no canal Panelinha.
2. Não jogue fora alimentos considerados “feios”
Como diz o ditado: um livro não pode ser julgado apenas pela capa. Ou seja, não é porque um alimento lhe parece feio que não está bom para o consumo. Frutas e vegetais com formatos estranhos ou “machucados” não precisam ir parar no lixo. Se o alimento tem uma aparência ruim em algumas partes, descarte somente o que lhe parece “feio” e aproveite as demais. Mas atenção, frutas e legumes com partes mais escuras, amassadas ou com formas esquisitas são diferentes de estarem estragadas. Avalie bem antes de consumi-los.
3. Evite compras desnecessárias
Além de evitar o desperdício, essa dica ainda faz você economizar um bom dinheiro no supermercado. Planeje suas refeições, faça uma lista de compras e evite comprar por impulso. Uma ideia é programar um cardápio semanal e comprar apenas os ingredientes necessários. Dessa maneira, além de poupar, você também ganha mais tempo livre.
4. Organize a despensa e a geladeira
Coloque os produtos mais antigos na frente das prateleiras dos armários ou refrigerador de forma que a validade fique à vista. Assim não se corre o risco de “esquecer” de usar os alimentos. As prateleiras de cima da geladeira são ideais para guardar alimentos mais perecíveis; A gaveta é indicada para verduras e legumes. Os potes transparentes ou identificados com etiquetas são uma ótima alternativa para guardar arroz, feijão, macarrão, pois, dessa forma, fica mais fácil visualizar o que está acabando ou precisa ser usado logo.
5. Diminua as receitas e aproveite as sobras dos alimentos
Já ouviu dizer que o arroz de ontem pode se tornar o bolinho de hoje? É essa a ideia. Se sua família não der conta de comer tudo o que você preparou, use as sobras como ingrediente na refeição seguinte ou as congele para utilizá-las posteriormente. Além disso, você pode rever a quantidade de comida que está fazendo diariamente. É importante se programar para, de repente, diminuir a quantidade de receitas que vem preparando para sua família.
Se animou a fazer o consumo consciente de alimentos? Nunca é tarde para abrir a mente e experimentar novos sabores, texturas e receitas. Para além de uma alimentação mais saudável, você vai garantir mais economia e ficar em dia com a sustentabilidade.
*Conteúdo desenvolvido em parceria com o Instituto Akatu.