O estilo boho é uma tendência que vem dominando os lares ultimamente. Com toques de delicadeza, afetividade e muito trabalho manual, esse tipo de estilo tem chamado a atenção de muitas pessoas por trazer mais leveza e conforto ao ambiente. O bordado na decoração é um componente muito comum no boho, sendo incorporado em vários ambientes.
Acredita-se que o bordado tenha se originado em civilizações antigas, sendo uma técnica usada no Egito e na Grécia Antiga. Registros do bordado também são encontrados na Bíblia, já que a atividade era praticada pelo povo hebreu. Além disso, a nobreza da Europa durante a Idade Média também fazia bordados.
Desse modo, a técnica permaneceu viva de geração em geração. Até hoje usa-se bordado em roupas e itens de decoração, como molduras nas paredes de casa, em banners de boas-vindas e até mesmo abajures. Se você ama bordados e quer usá-los para decorar sua casa, mas ainda não sabe como utilizar esses elementos, confira as nossas dicas para deixar seu lar mais bonito e cheio de personalidade.
1. Bordado na decoração da parede
Pode-se dizer que a forma mais clássica de encontrar bordados na decoração é em um bastidor pendurado na parede. Tais argolas têm o papel de esticar o bordado para a produção do trabalho e há a remoção das mesmas após a finalização.
Porém, algumas pessoas usam o bastidor como moldura para o desenho, por isso, algumas lojas já apresentam tipos específicos de molduras a fim de possibilitar a fixação na parede. Sendo assim, faça uma composição com alguns bordados de tamanhos e cores diferentes para transformar o ambiente.
2. Quadros e bandeirolas
Além dos bastidores, você pode criar bandeiras para o seu bordado, basta sustentá-las com barbante, galhos, pedaços de madeira ou qualquer outro tipo de suporte. É fundamental que, após a finalização do bordado, seja feito o ajuste e acabamento nas laterais para não comprometer a vida útil do tecido.
Também tem a possibilidade de prender o tecido bordado em uma moldura de madeira, como uma espécie de quadro. Desse modo, você terá uma imagem bem diferente e incrível que vai decorar um espaço importante da sua casa.
3. Almofadas na sala
As almofadas são itens conhecidos por deixar a sala mais aconchegante e confortável, principalmente, quando você adiciona capas. Se você sabe bordar, use a imaginação para fazer capas de almofadas originais bordadas e que combinem com outros componentes da decoração da sua casa.
4. Relógio de bordado
O relógio não precisa ser aquele item exposto só para fins funcionais, pois você pode incorporá-lo à decoração. Que tal bordar o desenho do relógio em seu próprio estilo no tecido do bastidor? Quando terminar sua peça, prenda a estrutura do relógio atrás da moldura e os ponteiros na frente do desenho, de modo centralizado.
5. Bordado na decoração do abajur
A própria cúpula do abajur pode ser a tela perfeita para um bordado original e único ou, então, destaque um pedaço de tecido cortado, realize o bordado no tamanho que você desejar e depois cole a peça acabada na cúpula.
6. Cortina bordada
O bordado também é usado para incrementar cortinas! Essa é uma ideia interessante para locais onde a cortina funciona como um objeto decorativo. Com esse visual, você traz um clima boho e aconchegante ao local. Complete a decoração com outros objetos bordados espalhados pelo ambiente ou um macramê pendurado na parede.
Gostou das inspirações para adotar o bordado na decoração? Então, aproveite para conferir dicas de acessórios de decoração feitos com tricô para deixar a sua casa ainda mais aconchegante.