Para jovem:
São diversas as vantagens de investir em um apartamento ainda jovem. Como uma forma de investimento seguro ou planejamento para a compra de um imóvel maior mais pra frente, já que os imóveis tendem a valorizar com o tempo.
Primeiro apê começa com um planejamento. Comece criando uma planilha de gastos. Inclua a sua receita e as despesas atuais, como o seu salário e os gastos mensais: a conta de celular, academia, alimentação e transporte. Depois, inclua um valor estimado das despesas comuns a uma pessoa que é responsável pela sua própria casa, como água, luz, TV e IPTU.
Inclua também na planilha os gastos futuros e pontuais na compra de seu primeiro apê, como as despesas na “entrega das chaves”, os gastos com documentações e o investimento inicial para reformar ou customizar o imóvel e mobiliá-lo.
Um corretor de imóveis poderá ajudar na busca do imóvel de acordo com seu perfil, reduzindo o tempo de busca do apê. Apartamentos na planta têm um valor mais baixo do que adquirir um novo pronto. Já nos apartamentos antigos é preciso olhar com atenção diversos detalhes referente ao tempo de uso e desgastes em uma vistoria prévia.
A maioria dos brasileiros utiliza o financiamento imobiliário para a compra do imóvel, mas mesmo que você conte com o crédito de uma instituição financeira, vai precisar juntar o valor da entrada. Veja como funciona o Sistema de Financiamento da Habitação que tem o objetivo de facilitar a compra da casa própria, pesquise sobre as vantagens e desvantagens do financiamento imobiliário e as condições do programa Casa Verde e Amarela.