“O seguro morreu de velho”, já diria os nossos avós. O ditado, porém, nada mais é do que uma dica assertiva para evitar problemas futuros. Baseado nisso, que tal já se preparar para o calor antes que ele chegue com tudo? Nós já explicamos aqui como o ventilador pode ser um aliado para a economia de luz, mas o que dizer do ar-condicionado portátil? Confira a seguir se esse gadget é uma boa opção para você.
Vantagens do ar-condicionado portátil
Versão portátil pode ser ideal para ambientes pequenos
Com design compacto e mobilidade flexível, este aparelho é perfeito para quem não tem muito espaço. Como existem modelos compactos no mercado e não existe a necessidade de obras para instalação, ele pode ser levado para todos os cômodos, assim como um ventilador. Também pode, inclusive, ser levado em viagens. Ou seja, é recomendado para quem não pode quebrar a parede e/ou instalar partes externas no prédio, mas precisa de uma refrigeração mais eficiente.
A instalação não requer mão de obra extra
Não é necessário “quebra-quebra” para ter um ar-condicionado portátil. Diferentemente dos modelos tradicionais, que são instalados na estrutura da casa, os portáteis precisam apenas ser ligados na tomada e de um espaço de cerca de 50 cm – entre o aparelho e a parede – para comportar o condensador/evaporador, que fica instalado do lado de fora. A tubulação desmontável é responsável pela saída do ar quente e, por isso, deve ser colocada em uma janela, basculante, porta ou furo na parede. É por meio desse tubo extensor acoplado que são feitas a troca de calor e a refrigeração do ambiente.
Desvantagens da versão portátil
Ar portátil é mais barulhento do que o convencional
Esses aparelhos possuem a evaporadora e a condensadora no mesmo corpo, portanto o ar frio sai pela frente do aparelho, o líquido evaporado cai em uma bandeja na parte de baixo e o ar quente é expelido pelo tubo que vai para a área externa da casa ou apê. Com isso você consegue ter equipamento que pode ser usado em qualquer lugar e não necessita de instalação, mas o barulho é a consequência dessa tubulação condensadora ficar dentro do cômodo. As marcas têm se esforçado para reduzir esse ruído, mas ele ainda é uma realidade. Já é possível encontrar modelos que funcionam em modo silencioso, mas o custo x benefício não compensa, já que chegam ao valor de um convencional split, que tem a potência maior.
Apesar de eficientes, portáteis não têm a mesma potência do ar de parede
Essa é até uma questão de física: o ar portátil tem uma condensadora menor, então não consegue entregar uma potência e desempenho tão eficazes como os convencionais. Os equipamentos instalados na parede – como o Inverter, por exemplo – costumam ter tecnologia melhor e, inclusive, gastar menos energia.
Os aparelhos portáteis, no entanto, são ideais para quem se muda com frequência, não pode gastar com instalação ou, simplesmente, não quer fazer obras. No entanto, é preciso pesquisar bastante antes de escolher o ar-condicionado que melhor atenda a sua necessidade. Além de verificar o desempenho do aparelho, analise bem a faixa de preço e a relação custo x benefício. Com essas dicas e antecedência, certamente você fará boas escolhas e estará bem equipada para a chegada do verão.