O “cinza millennial” se tornou a cor dominante na decoração de interiores. Mas por que nos últimos anos essa tendência passou a ser quase uma obsessão? Sabia que essa predileção tem resposta na psicologia? Entenda o porquê. 

Aversão ao bege dos anos 1990 

Especialistas apontam que a infância dos millennials – como são chamadas as pessoas nascidas entre 1985 e 1999 -, foi marcada pelos tons vibrantes e pelo “bege construtor”, o que teria gerado uma certa aversão às cores quentes. Essa saturação visual levou também a chamada Geração Y a buscar refúgio em tons mais neutros e serenos na vida adulta. 

Cinza millennial como calmante e símbolo do minimalismo 

cinza millennial
Foto: Nick Fedirko/ Shutterstock

Os tons de cinza representam um anseio por paz e estabilidade em meio ao mundo caótico. Para os millennials, essa paleta neutra evoca a “atenção plena”, proporcionando um ambiente calmo e organizado. 

Influência da busca por bem-estar 

Além de evocar a paz, terapeutas observaram em uma matéria para o jornal New York Post que a preferência por toneladas de neutros se alinha à valorização do bem-estar mental e físico. O cinza, por ser uma cor relaxante, contribui para a redução do estresse e a criação de um refúgio seguro dentro de casa. 

“É como ter uma coisa a menos com que se preocupar em um mundo de incertezas”, explicou Jennifer Chappell Marsh, terapeuta conjugal e familiar de San Diego, acrescentando que uma casa decorada com tom neutro pode proporcionar uma sensação de estabilidade e controle. “Manter as coisas simples pode realmente ajudar a reduzir o estresse e criar uma sensação de ordem.” 

Durabilidade da tendência cinza millennial

Apesar de algumas críticas ao uso do cinza na decoração – que muitos julgam como “sem graça” -, designers de interiores preveem que a paleta continue em alta por um bom tempo. A preferência por tons neutros se reflete, inclusive, na procura por construções e reformas com essa estética. No entanto, embora o cinza ainda domine o cenário atual, alguns designers acreditam que a estética “grandma-core”, com estampas listradas, xadrez e toques vintage, será a próxima tendência. 

Dicas para decorar com cinza millennial e sair do comum

De qualquer maneira, se você não abre mão do cinza e não faz questão de aderir a modismos, siga algumas dicas de especialistas para adicionar personalidade à sua decoração. 

  • Constraste o tom com obras de arte vibrantes; 
  • Use móveis vintage e cheios de personalidade; 
  • Decore com acessórios coloridos; 
  • As plantas ajudam a trazer um toque natural ao ambiente.

Mais do que uma tendência, o “cinza millennial” representa a busca de calma, estabilidade e bem-estar. Ao abraçar a neutralidade e incorporar toques de personalidade, é possível criar um ambiente acolhedor e que reflita a identidade única de cada um.