As festas de fim de ano estão cada vez mais perto, um período especial no qual as pessoas sempre se organizam para celebrar da melhor forma possível. É hora de reunir familiares e amigos em um mesmo espaço. No entanto, como fica a reserva do salão de festas do condomínio? Essa é a dúvida de muitos condôminos.
Provavelmente, a demanda pelo salão de festas será grande, pois todos querem estar com seus convidados em um lugar que comporte grandes alegrias. Por isso, nós iremos esclarecer algumas questões em relação ao tema para evitar transtornos e manter a boa convivência entre os moradores.
Sorteio para a reserva do salão de festas do condomínio
O primeiro passo para a solução do problema é o estabelecimento de regras para a utilização do espaço. A própria administração precisa conhecer as normas e procurar organizar as coisas de forma que satisfaça todos os moradores. Como não há uma lei definindo os procedimentos relacionados à reserva, cabe a cada condomínio criar sua própria regra.
Os interessados devem se manifestar e, se caso houver vários que desejam reservar o salão de festas do condomínio, é recomendado que o síndico realize um sorteio. Aqueles que se manifestaram devem ser previamente avisados para que possam acompanhar a ação, mantendo a transparência.
Estipular prazos mínimos para reservas
Para viabilizar a organização, o ideal é que seja estabelecido um prazo mínimo para realização da reserva do local. Além disso, é necessário que haja uma determinação de um limite de prazo para desistência, bem como o número de vezes que cada morador pode usufruir dessa área ao longo de um intervalo específico.
Não permita tratamento diferenciado entre condôminos
Em um condomínio, é proibido que haja tratamento diferenciado entre os moradores, já que uma das obrigações do síndico é oferecer soluções que contemplem todos os condôminos da mesma maneira. Não se pode criar uma regra para determinado grupo e outra diferente para outro.
Por exemplo, não é permitido que um condômino use exclusivamente ou em excesso um espaço comum, impossibilitando que outros condôminos façam uso também. Inclusive, a utilização abusiva está prevista na Lei de Condomínio, artigo 19 do Código Civil Brasileiro, apontando a irregularidade nesta ocorrência.
Utilização de agenda compartilhada
Para evitar grandes conflitos, como reservas distintas para a mesma data, é possível implementar a agenda compartilhada para que todos os condôminos tenham acesso.
Existem algumas plataformas e aplicativos que possuem fácil acesso, onde os moradores podem conferir as reservas já feitas e solicitar uma data que esteja disponível. Esse recurso pode facilitar a vida do síndico, minimizando falhas de agendamento e reduzindo as chances de conflitos internos.
Conservação do salão de festas do condomínio
A conservação do salão de festas é fundamental, durante e depois do evento. O local deve ser entregue nas mesmas condições nas quais foram entregues, visto que são áreas de uso conjunto e compartilhado. Sendo assim, os condôminos precisam ajudar na preservação do ambiente para que os demais possam promover suas festas de modo confortável.
Cuidados com o barulho
O uso do salão de festas deve respeitar a Lei do Silêncio, estabelecida na convenção de condomínio, no regimento interno e também na própria legislação brasileira. Normalmente, o horário em que a norma entra em vigor é entre às 22h e 6h, o que não significa que o evento deva acabar nesse horário.
Existem convenções que flexibilizam o início da Lei do Silêncio e estendem para a meia-noite do dia da festa, ou seja, depende das decisões de cada condomínio. O importante é que os condôminos respeitem o limite sonoro legalmente estabelecido.
Boas práticas e respeito para a boa convivência
Respeitar a Lei do Silêncio, reservar o salão de festas do condomínio com antecedência, deixar o local limpo e ter consciência que o restante também tem o direito de usar o espaço, além de outras iniciativas, ajudam a melhorar o respeito e a boa convivência entre os moradores.
Lembre-se que o salão de festas é um espaço apropriado para reunir familiares e amigos a fim de construir momentos memoráveis, como o final do ano de reuniões. Siga as regras e evite problemas com os moradores, pois é momento de celebração!