Quando a pandemia de Covid-19 foi declarada, as pessoas tiveram que se adaptar repentinamente ao trabalho em casa. Este cenário criou um desafio sem precedentes para muitos: organizar o home office em apartamentos compartilhados com a família. Mesmo para quem já tem experiência em trabalho remoto, o estresse dessas condições é inevitável.
Embora a pandemia tenha amenizado, muitas empresas decidiram manter o home office ou, pelo menos, o modelo híbrido. Desse modo, muitos já perceberam que as práticas consideradas ideais para um ambiente de trabalho produtivo em casa não se aplicam da mesma forma para quem tem filhos ou família debaixo do mesmo teto.
Não basta simplesmente escolher um cômodo para ser seu escritório e começar o dia de trabalho. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem reduzir o estresse de uma residência cheia e organizar seu espaço para trabalhar. Vem com a gente!
1. Defina e concilie horários
Levantar, tomar banho, trabalhar, comer, assistir TV e dormir: defina uma rotina e deixe todos cientes dos seus horários para que você consiga conciliar trabalho e família. Além disso, atente-se aos horários das suas tarefas profissionais e a movimentação da casa. Por exemplo, se você tiver uma reunião importante em um determinado horário e seus filhos estiverem em casa, planeje uma atividade que eles gostem e possam fazer por conta própria. Isso permitirá que você tenha algum tempo para concluir sua demanda.
O tempo de tela, provavelmente, precisará ser flexível. Se é possível trabalhar 30 minutos sem interrupção, aproveite a oportunidade e use essa carta na manga se necessário.
Em geral, pode ser difícil cumprir um cronograma com crianças pequenas ou outras pessoas presentes, mas ter uma base é importante para ajudar você a realizar suas tarefas e para que os outros moradores se adaptem à sua rotina também.
2. Explique a situação para organizar o home office
Quando você trabalha em casa, algumas dificuldades são enfrentadas devido à quantidade de pessoas no ambiente. Nesse caso, a dica é conversar entre a família e chegar a um acordo sobre a melhor forma de tornar essa nova realidade profissional uma experiência agradável para todos.
Você pode usar um sistema simples de “porta aberta”. Por exemplo, às vezes, durante reuniões importantes, você fecha a porta e faz um acordo de que não pode haver perturbação neste momento.
Além disso, considere organizar espaços para cada membro trabalhando em casa. Seria bom se a planilha de compartilhamento funcionasse. Se todos precisam de muita concentração e preferem ficar sozinhos, combine em qual sala cada um ficará.
3. Separe um lugar reservado
Falando em espaços, para organizar o home office é essencial criar uma área de escritório em casa, pois se faz necessário separar a vida profissional da familiar. O recomendado é ter uma sala reservada, cuja porta possa ser fechada para não ser incomodado.
Caso você não tenha uma sala reservada, é preciso ter um cantinho de trabalho próprio, no qual todos os seus itens de trabalho fiquem colocados à sua disposição, para não correr o risco de se perderem pela casa.
Invista em uma boa escrivaninha e coloque todos os seus pertences profissionais e sentirá o clima de escritório tão necessário nos home offices. Considere um espaço onde você possa usar um computador, notebook e outras ferramentas que você normalmente utiliza no trabalho.
4. Invista em organizadores
Outra dica para organizar o home office e não misturar suas coisas com os itens de outros moradores é adquirir organizadores. A regra é dispor tudo de forma que você saiba exatamente o que tem em cada gaveta, armário e estante. Com o objetivo de deixar o ambiente mais funcional, elabore categorias para separar os objetos e organizá-los nos espaços disponíveis.
Identificar pastas também é importante. As divisórias de gaveta, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, são indispensáveis para garantir que pequenas coisas, como uma caneta, estejam sempre no lugar certo e não espalhadas pela casa.
5. Tenha um quadro de avisos
Para uma rotina mais prática para todos que moram no apartamento, é interessante colocar tudo o que precisa ser lembrado (datas, mensagens, notas) em um quadro de avisos localizado em um lugar onde os moradores tenham fácil acesso.
Você pode investir em um painel composto por pranchetas, quadro magnético, quadro de parede, espaço para pôsteres ou locais para pendurar lembretes – as opções são muitas e a escolha é sua.
Gostou das dicas para organizar o home office mesmo compartilhando o apartamento com a família? Então, saiba como escolher os melhores acessórios para o seu escritório em casa.