A compra da primeira casa é um momento bastante emblemático da vida. Por isso, é normal se sentir um pouco ansioso ou até mesmo pressionado durante o processo. Mas com dicas simples, você pode passar por essa fase de uma forma mais tranquila e, assim, desfrutar melhor a experiência de conquistar o seu imóvel. Confira!
1. Contrate profissionais experientes na compra da primeira casa
Com o apoio de uma equipe experiente do setor imobiliário, o processo de compra e venda fica muito mais tranquilo. Imobiliárias ou construtoras que têm bastante tempo no mercado costumam contar com serviços de corretores habilitados para facilitar a vida do comprador. No entanto, pesquise bem a idoneidade e eficiência da empresa antes de fechar negócio. Se optar pelo financiamento, também é importante verificar a saúde financeira da instituição onde você pretende pedir crédito imobiliário. Peça recomendações a amigos e familiares que já compraram casas, consulte sites de reclamações e órgãos de proteção ao consumidor.
2. Pesquise o mercado imobiliário local
Antes de “mergulhar de cabeça” na compra, informe-se sobre as tendências atuais do mercado imobiliário. Se o setor estiver muito competitivo decida, por exemplo, se não seria melhor esperar para comprar quando os preços estiverem mais baixos ou criar uma estratégia com o seu corretor para conseguir um bom desconto. Além disso, é fundamental se familiarizar sobre as taxas e preços dos imóveis para poder preparar um plano financeiro detalhado. Com a noção exata de custos, é possível antecipar negociações e criar um cronograma para a compra da casa.
3. Procure por uma casa cujo valor esteja dentro do seu orçamento
Para não gerar angústias e expectativas infundadas, se atenha ao seu plano financeiro na hora de procurar um imóvel. A casa dos sonhos tem que atender aos seus anseios, mas o pagamento também tem que caber confortavelmente no seu orçamento. Comece sua jornada incluindo os seus familiares na conversa sobre a compra. Pesquise imóveis na internet e veja as opções existentes no mercado que sejam do agrado de todos e, ao mesmo tempo, viáveis. Crie, então, uma planilha doméstica detalhada com uma meta de gastos mensais e veja a possibilidade de separar o valor para comprar, dar entrada ou financiar o bem. Entenda que ultrapassar o orçamento pode afetar seus pagamentos mensais como as contas de consumo e isso, definitivamente, não é uma boa ideia.
4. Pratique o autocuidado para a compra da primeira casa
A vida traz alguns desafios e eles não param apenas porque você está comprando uma casa. Por isso, se prepare para enfrentar situações difíceis sem sacrificar seu bem-estar. Se você começar a se sentir sobrecarregado ou extremamente ocupado, tente permanecer positivo e motivado praticando meditação, fazendo caminhadas ou exercícios físicos, ou simplesmente lendo ou assistindo filmes na TV. Desligue-se praticando atividades que precisam da sua atenção plena. Serve, inclusive, brincar com os filhos. Não se descuide da sua saúde. O seu corpo e mente precisam estar 100% para você tomar as decisões certas e poder curtir ao máximo a independência de ter uma casa própria.
5. Mantenha uma mentalidade positiva
Não se esqueça que você se decidiu pela compra da primeira casa por um bom motivo: conquistar a sua independência e, provavelmente, isso fazia parte de seus sonhos. Então, quando os problemas insistirem em atormentar a sua mente, lembre-se disso e imagine todas as vantagens dessa conquista: ter o jardim dos seus sonhos, a possibilidade de nunca mais pagar aluguel, no bem que deixará para os seus filhos, entre outros vários benefícios. Faça uma lista com os “porquês” de você estar comprando o seu imóvel e a leia à medida em que possíveis problemas apareçam. Isso, certamente, te ajudará a manter o entusiasmo e a motivação. Você também pode contar com a ajuda das afirmações positivas para manter a sua mente focada no que realmente importa.
O segredo para o sucesso na conquista do seu sonho da compra da primeira casa é preparar suas finanças, o corpo e a mente com antecedência. Sabendo exatamente o que pode gastar e como agir diante às adversidades, você tomará consciência de que o processo de compra é temporário e aprenderá a curtir toda a jornada.