Será que é possível comprar um imóvel com o nome sujo?
Para a maioria dos brasileiros, o financiamento imobiliário é a única alternativa para conquistar uma casa própria.
Apesar dos altos e baixos da oferta de crédito, a operação bancária é o que tem possibilitado que milhares de pessoas deixem o aluguel e invistam seu dinheiro em um bem próprio.
O problema é que o endividamento crescente no País cria obstáculos até mesmo para esta alternativa.
Restrição ao crédito: o que é nome sujo?
Primeiramente, é interessante compreender quais as situações que levam uma pessoa a ter o “nome sujo”. Nesses casos, os bancos não concedem nenhum tipo de crédito devido ao risco de não pagamento. Isso acontece quando:
Seu nome está inserido em cadastros de devedores
Quando você deixa de honrar um compromisso com uma loja, por exemplo, seu nome pode ser inserido em cadastros como o Serasa ou o SPC. Tais serviços podem ser consultados por outras lojas quando você tentar efetuar uma compra com pagamento a prazo.
Você tem restrições no Banco Central
Se você passar um cheque sem fundos, você poderá ser registrado no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF). Os demais bancos têm acesso a este cadastro e poderão negar o crédito por causa desse histórico.
Tem dívidas com a Receita Federal ou INSS
Isso ocorre quando você deixa de pagar algum imposto federal ou tem problema na declaração de Imposto de Renda.
Tem dívidas com estados ou municípios
Assim como no caso dos tributos federais, o não pagamento de impostos estaduais ou municipais também pode deixar o seu nome sujo, impedindo-o de tomar empréstimos ou realizar financiamentos.
Comprar imóvel com o nome sujo
Se você está com o nome sujo e quer comprar um apartamento direto com uma construtora ou com o banco você não irá conseguir a aprovação do crédito. Isso porque estar com o nome sujo impede a liberação do financiamento.
Anteriormente era possível realizar o financiamento de imóveis para negativados através do programa Minha Casa, Minha Vida. Contudo, essa possibilidade foi extinta no programa Casa Verde Amarela. Portanto, a análise de risco faz parte do processo.
Portanto, se você está com o nome sujo e pensa em financiar um imóvel, o primeiro passo é se organizar para limpar o seu nome. Alguns credores facilitam o pagamento e até dão descontos para sanar as dívidas. Levante os seus débitos e tente negociar. Se precisar, você pode recorrer aos órgãos de proteção ao consumidor para entender os seus direitos e as melhores formas de negociar.