Ter um jardim bonito é um grande trunfo para a sua casa. Adubar o solo, podar e regar as plantas são atividades essenciais para mantê-las sempre graciosas e saudáveis. Para isso, o local precisa ser bem cuidado, seja um pequeno grupo de vasos em um espaço de seu apê, um canteiro ou um jardim grande, plantas e flores requerem atenção frequente. Sendo assim, facilita ter as ferramentas de jardinagem adequadas para cumprir a função.
Já que existem vários utensílios para jardim no mercado, selecionamos alguns equipamentos básicos para você fazer a manutenção das suas plantas. Confira!
Autoproteção em primeiro lugar
Se você deseja desenvolver um serviço de jardinagem de qualidade, precisa de paciência, dedicação e as ferramentas corretas, como pás, tesouras, pulverizador, entre outras. No entanto, antes de realizar qualquer tarefa no seu jardim é necessário adquirir equipamentos de proteção individual.
Caso você tenha um jardim maior ao ar livre, o ideal é ter em mãos protetor solar, luvas, óculos, botas e avental. Por outro lado, se o seu cantinho for dentro do seu apê, luvas, óculos e avental já suprem a necessidade.
Vale destacar que as luvas são uma peça de proteção essencial em qualquer atividade de jardinagem, uma vez que evitam acidentes como cortes, arranhões e contaminação por produtos tóxicos.
7 ferramentas de jardinagem básicas
Utilizar as ferramentas de jardinagem corretas facilita as suas tarefas na hora de fazer a manutenção das plantas. Lembrando que cada tipo de serviço possui um utensílio diferente para realizar a ação desejada. Confira abaixo alguns equipamentos de jardinagem fundamentais para manter suas plantas.
Para preparar a terra
1. Pá
A pá é uma das ferramentas mais importantes na jardinagem, principalmente em termos de crescimento. Este utensílio permite realizar diversas tarefas, como preparar a terra para o plantio, repor plantas sem danificar, adicionar ou retirar adubo e até mesmo retirar pedras.
Existem dois tipos principais de pás: as mais largas são para o transporte de plantas, vegetais e grandes quantidades de terra, enquanto as mais estreitas auxiliam o manuseio de vasos menores.
2. Enxada
Usada para criar caminhos ou linhas que separam plantações, a peça é essencial, principalmente quando se trata de uma área maior. Além disso, também cumpre o papel de remover ervas daninhas ou plantas que precisam ser replantadas.
3. Ancinho
Um ancinho, também conhecido como rastelo, é usado na manutenção do jardim para limpar e nivelar o solo, deixando-o mais fofo e facilitando o manuseio. Os ancinhos são muito úteis para coletar folhas secas que caem na terra. Existem portáteis, de cabo curto, adequados para quintais, varandas e jardins menores; e os de cabo comprido, próprios para espaços maiores.
4. Sacho
Já o sacho é uma ferramenta que possui duas lâminas: uma larga e outra plana. A primeira é usada para capinar em locais apertados, e a outra, que contém dois ou três dentes, para ajudar a remover raízes profundas. Além disso, você também usá-lo para cavar o solo e remover ervas daninhas.
Para cuidados frequentes
5. Regador
Regar as plantas é uma das fases mais importantes do cultivo e o uso de um regador é necessário. O objeto permite regar as plantas individualmente, além de dosar a quantidade de água para que haja o consumo apenas daquilo que é preciso. Se o seu jardim tiver uma extensão maior, prefira o uso de uma mangueira, garantindo uma irrigação mais complexa e equilibrada, facilitando o seu trabalho.
6. Pulverizador e borrifador
Um jardim bem cuidado, mesmo que em pequenas áreas, requer a utilização de pesticidas para afastar as pragas. Para a aplicação desses produtos, o pulverizador e o borrifador são os itens mais recomendados. O pulverizador irá direcionar um jato para uma área específica, oferecendo mais assertividade e melhor controle. Já o borrifador serve para a aplicação de defensivos de forma geral, pois consegue espalhar bem o produto.
7. Tesoura de poda
Se você quer que suas plantas cresçam fortes e saudáveis, a poda precisa ser feita para realizar a manutenção com o objetivo de renovar as folhas. Para realizar esta tarefa, é necessário o uso de tesouras de poda, que possuem um desenho especial, desenvolvido para facilitar esta atividade e não prejudicar as plantas.
Agora que você conhece quais são as ferramentas de jardinagem mais importantes para cuidar do seu jardim, saiba como montar um jardim vertical no seu apê!