A decoração genderless ou sem gênero está em pauta e vem propondo um estilo neutro, sem ligações diretas com o conceito do feminino ou masculino. Cada vez mais, papais e mamães têm buscado um estilo que não faça referência a gênero, adotando as características que podem ser aplicadas para ambos.

A escolha desse tipo de visual pode ter diversas razões, seja um quarto que será dividido entre irmãos, pais que não querem saber o sexo do bebê até o dia do parto, pessoas que desejam a decoração mais clean até que a criança manifeste suas preferências ou mesmo porque preferem fugir dos padrões de gênero, como rosa e azul. 

Não importa o motivo, o fato é que a decoração sem gênero não precisa ser sem graça. Aliás, o estilo favorece a liberdade de brincar com cores e imprimir uma personalidade única ao ambiente. Para saber como montar um quarto genderless, continue a leitura!

O que é decoração genderless? 

O objetivo da decoração genderless ou sem gênero vai muito além do visual para quartos compartilhados por crianças de sexo diferente. É um conceito aplicado mesmo para quartos voltados apenas para meninas ou meninos. 

Desse modo, a decoração sem gênero consiste em um ambiente feito para todos, questionando padrões já estabelecidos sobre como deve ser a aparência de quarto de menina ou de menino. 

Esse estilo convida os pais a deixarem de lado a decoração ligada ao sexo de seus filhos. Um mesmo espaço e os mesmos objetos podem servir de maneira igual para meninos e meninas, sem buscar fortalecer alguma característica em particular. O grande foco é estimular o desenvolvimento saudável e a criatividade.

Quais cores usar no quarto sem gênero? 

Para um quarto genderless não existem regras de cores, todas são bem-aceitas. O importante é saber explorar as tonalidades para criar um ambiente aconchegante. Você pode escolher uma cor principal e complementar com outras, optar apenas por duas cores ou apostar no multicolorido. Apenas tenha atenção para não deixar o espaço com muita informação. 

A principal dica é não carregar somente em um tom, escolha pelo menos dois e faça uma mescla. Os tradicionais rosa e azul não precisam ser totalmente excluídos, basta colocá-los em alguns detalhes e misturar com outros tons que sejam harmônicos. 

Uma boa alternativa é adotar cores quentes em tons pastel, a fim de evitar a poluição visual e fornecer a delicadeza que o ambiente precisa ter. As cores mais usadas para a decoração sem gênero são: 

  • amarelo: uma cor alegre e feliz. O amarelo carrega essa aura de otimismo e positividade e pode ser facilmente combinado com diversas tonalidades, incluindo o cinza;
  • verde: remete à natureza, alegria e tranquilidade. O verde possui vários tons que podem compor o visual de uma decoração sem gênero;
  • marrom e bege: as cores terrosas são perfeitas para criar um quarto aconchegante e conseguem combinar com qualquer outra tonalidade que você quiser, pois são quase tão neutras quanto o branco;
  • branco: atemporal e fácil de combinar, não tem como errar ao escolher a cor branca. Além de trazer paz, transmite leveza e contribui para a sensação de ampliação do ambiente, podendo ser útil para acalmar a criança no processo de crescimento.  
  • cinza: cor que traz uma certa sobriedade, equilíbrio e sofisticação para o ambiente quando usada na decoração. O quarto em cinza traz a sensação de aconchego e modernidade;

Qual tema escolher?

Na decoração genderless, a ideia de princesas para meninas e super-heróis para meninos é abandonada, já que são tradicionalmente temas que se amarram com as questões de gênero e não permitem mais fluidez ou neutralidade. 

Por isso, se você quiser escolher um tema para aplicar no quarto infantil, o legal é brincar com temáticas mais neutras, como animais, planetas, fundo do mar, notas musicais, entre outras, uma vez que essas opções não possuem associações enraizadas ao sexo da criança.  

Mobília e acessórios do quarto genderless

A decoração não depende apenas de cores, certo? Os móveis também são elementos fundamentais para compor o ambiente. Em um quarto de bebê, por exemplo, os berços são uma parte importante e, se você quiser aplicar o estilo sem gênero, o ideal é escolher peças que não tenham cores estereotipadas. 

Que tal optar por berços em tons de madeira ou até mesmo brancos para seguir a ideia do genderless? Em relação às cômodas e armários, você pode adquirir modelos que harmonizem com a decoração escolhida e que não tenham puxadores que remetam ao sexo da criança. 

Já as almofadas são os acessórios que dão vida para o quarto. Invista em seus formatos divertidos, como as de cactos, dinossauros, lua, nuvens e cachorros, por exemplo. Se quiser imprimir mais alegria ao local, aposte em peças com estampas coloridas. 

Não esqueça que quadros também são essenciais para trazer personalidade. Então, em vez de bonequinhas, flores ou carros, adicione imagens de animais, balões, formas geométricas ou elementos da natureza para arrematar. 

Benefícios do quarto sem gênero

Geralmente, os quartos tradicionais com cores suaves e características, não possuem uma vida útil muito longa, pois a criança cresce e precisa de outros estímulos para o desenvolvimento. Já no quarto genderless, além da originalidade e estímulo à criatividade, o principal benefício é que a criança pode aproveitá-lo por mais tempo. Então, ao longo dos anos, durante a infância, é possível aproveitar o mesmo ambiente sem precisar refazê-lo por completo. 

Além disso, caso você tenha planos de ter mais filhos, o espaço já vai estar pronto desde o nascimento do(a) primogênito(a), evitando o gasto com novos recursos e itens para adequar o quarto ao novo membro da família. 

Agora que você já sabe como compor uma decoração sem gênero, veja como fazer para criar um quarto funcional para o seu bebê