Já pensou poder trazer o clima da selva para dentro de casa? Essa é a proposta do estilo Urban Jungle. Mas calma… A ideia não é transformar o lar em um cenário de novela. Esse décor visa dar ao ambiente uma sensação de aconchego, conforto e refúgio.
Veja algumas dicas para entrar nessa atmosfera natural, ficar na moda e, ainda, não gastar muito.
Plantas trazem mais ventilação e iluminação para casa
Quando se fala de selva, a primeira coisa que costuma vir à nossa mente é a rica vegetação, não é mesmo? Além de decorar a casa, as plantas vivas ajudam a trazer a energia da natureza para os ambientes.
Ao portal IG, o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato afirma que as suculentas, samambaias, jiboias e dracenas são boas opções para a decoração, pois além de terem “bastante folhagem, não demandam muitos cuidados específicos”.
O cômodo só precisa de uma boa iluminação e ventilação, e a rega periodicamente.
Use vasos, estantes e prateleiras para dispor as plantas
Para criar uma decoração diversificada e rica, vale misturar estilos e tamanhos diferentes de vasos. O jardim vertical – que pode ser montado em um painel de madeira, plant wall – também é uma das alternativas para se ter uma uma parede vistosa e fácil de cuidar. Os nichos podem servir como “vitrines” para suas plantinhas.
Veja também o episódio 07 do podcast Sonhar&Morar:
Urban jungle também está nos materiais naturais
A volta ao rústico é uma das tendências internacionais de decoração. O uso de fibras, bambu, sisal, palhas estão em alta. Além disso, os decoradores têm explorado materiais como juta estampada, junco e abacá, que são fibras naturais que trazem uma base neutra para a confecção de peças como móveis, tapetes e vários acessórios de decoração.
Apesar de simples, esse tipo de material confere ao mesmo tempo um ar sofisticado e sustentável ao lar.
Acabamentos reforçam a decoração Urban Jungle
O clima de natureza e harmonia da decoração que transborda biofilia – ‘amor às coisas vivas’ -, também pode ser reforçado com detalhes.
Os pisos de madeira natural, cadeiras de palha ou papel de parede com padronagem de folhagens dão à casa um ar de choupana estilizada.
Esteiras, balanços feitos de fibra com armação em madeira de reflorestamento ou redes artesanais podem contribuir como elementos de relaxamento.
A cor verde e acessórios decorativos reforçam o clima rústico
Os tons de verde remetem à natureza e trazem frescor aos ambientes. Nos quartos, por exemplo, ajuda a aliviar o estresse, trazendo harmonização em todos os sentidos.
Na hora de compor a decoração, experimente pendurar na parede um conjunto de quadros com ilustrações e fotos botânicas. Você também pode emoldurar pratos floridos em uma parede de cozinha.
Segundo Scarpato, isso ajuda a trazer para casa “os elementos da natureza e reforçam a atmosfera desejada.”
Que tal trazer um pouco da natureza para dentro de casa? Além de embelezar o local, o estilo Urban Jungle pode ajudar a resgatar valores e aquela consciência ecológica que, muitas vezes, é esquecida com a correria do dia-a-dia. Veja aqui 11 dicas simples para deixar a casa mais sustentável.