Se você tem um guarda-roupas pequeno, manter tudo no lugar e com fácil acesso pode ser um desafio. Mas, com algumas soluções práticas e dicas de organização, é possível encontrar espaços e aproveitá-los da melhor maneira.

Achar o caminho certo para organizar o armário vai fazer com que você ganhe mais tempo na sua rotina. Além de deixar tudo em ordem para quando você precisar encontrar aquela peça de roupa que estava procurando.

Se você quer descobrir como organizar seu guarda-roupas com pouco espaço de forma prática e simples, aqui é o seu lugar. Dá uma olhada nessas dicas!

Esvazie e limpe o seu guarda-roupas

A melhor forma de começar a organizar um armário pequeno é esvaziar o móvel e fazer uma faxina completa. Para isso, você pode usar um pano úmido ou até mesmo um aspirador. Tire os cabides, caixas e todas as prateleiras na hora da limpeza. Lembre-se de limpar bem os cantinhos, tirando o pó que pode ter se acumulado por ali. 

Separe e classifique as peças para achar espaço no guarda-roupas pequeno

Se você está com uma certa dificuldade de encontrar suas roupas na hora de se vestir ou está com o espaço limitado, está na hora de reavaliar suas peças. Comece identificando aquelas que você não usa mais e que podem ser encaminhadas para doação ou vendidas. Elas podem ser separadas por pilhas e, assim, é possível identificar quais vão ou ficam com você.

Classificar as roupas de acordo com cada ocasião pode ser o caminho mais eficiente para manter a organização. Por exemplo, o que é usado para o dia a dia ou para o trabalho deve ficar separado do que você usa para sair em outras situações e, também, do que você usa para ficar em casa.

Gavetas como fortes aliadas

Mesmo com poucas gavetas em um armário pequeno, esses espaços são essenciais na hora da organização. Eles podem ficar reservados para roupas íntimas, pijamas, meias, sungas, biquínis, entre outros itens. 

Tenha atenção especial na hora de dobrar as roupas e separe por tamanho, podendo aproveitar ao máximo o espaço disponível. Isso também vai facilitar na hora que você for procurar algo para vestir e não promover uma bagunça no que já está no lugar certinho.

Cada roupa no cabide certo

Com a ajuda dos cabides, você consegue liberar mais espaço nas prateleiras e gavetas. Você pode ocupar as hastes maiores com roupas mais pesadas, como casacos e jeans. Opções em madeira são mais resistentes. Já os de plástico são ideais para roupas mais leves.

Também com os cabides você pode organizar as roupas de acordo com as tonalidades. Faça um degradê colorido, começando pelas pretas, depois azuis, verdes, amarelas até chegar nas brancas. Além de dar um visual diferenciado, é muito mais fácil encontrar o que você procura a partir das cores.

Caixas e organizadores

Opções alternativas de armazenamento fazem parte da organização. As caixas são úteis para acomodar peças maiores, como casacos ou roupas fora da estação. Você pode colocá-las nas prateleiras acima, ocupando o menor espaço possível. Os organizadores também podem surgir como uma saída para guardar os sapatos.

Para evitar que você perca um tempo desnecessário procurando alguma coisa, use etiquetas. Elas facilitam na identificação, podendo ser separadas por cada categoria de roupa. Os materiais que podem ser utilizados são variados: caixas de plástico, de papelão, de vime e até mesmo um caixote de madeira.

Ganchos na parte de fora

O exterior do seu guarda-roupas pequeno pode (e deve!) ser aproveitado. Pense em instalar alguns ganchos na parte de fora do armário. Esses espaços verticais podem ser aproveitados para pendurar acessórios, como bolsas e bijuterias.

Agora que está tudo no devido lugar, que tal aprimorar as suas técnicas e organizar tudo como um verdadeiro profissional? Aprenda métodos simples e usados por personal organizers para conquistar seu armário funcional