O jogo começa antes de ligar o videogame. Além de vencer batalhas, disputar corridas, partidas de futebol e atuar em mil e uma aventuras para exercitar a mente, o espaço físico onde se curte os games deve ser bem planejado. Assim como no mundo virtual, é possível improvisar e usar a imaginação para deixar o ambiente o mais agradável possível. Existem diversas soluções de decoração para deixar esse lugar da casa bonito e organizado, com conforto, modernidade e aconchego para passar as horas de diversão.
Comece pelo plano de ação para o cantinho do seu videogame
É preciso inteligência e planejamento para ser uma fera nos games. Fora das telas isso não é diferente. A arquiteta Estela Netto chama a atenção para a importância da necessidade de planejar o espaço onde ficará alojado o videogame. “No projeto de marcenaria você já cria espaço para abrigar os videogames. O ruim é quando você executa um projeto com o que você tem hoje, sem deixar nem uma folguinha para acumular outras coisas ou outros tipos de interesse que você possa vir a ter”, explica.
O planejamento também pode dar uma ajuda aos pais que necessitam regular o horário dos filhos jogarem. A arquiteta Flávia Soares dá uma dica que pode servir para controlar aqueles que não sabem a hora de parar. “É interessante que seja possível trancar o local onde o videogame ficará alojado para que os pais possam estipular melhor horários de uso, mesmo quando não estão em casa”, afirma.
Cuide da fiação
Na hora de se aventurar pelo mundo virtual nenhum fator externo deve atrapalhar o momento. Então o que fazer com os vários fios que, muitas vezes, se enroscam no braço ou ficam pendurados nos móveis para chegar até a tomada? Pensando nisso, a dica da design de interiores Iara Santos é “desenvolver um painel para esconder a fiação ou fazer um tablado para acomodar melhor o aparelho”. Aqui você ainda confere outras dicas para acabar de vez com o emaranhado de fios.
Flávia Soares também lembra a existência dos controles sem fios, o que facilita no planejamento do ambiente. “Com os controles sem fios, o cantinho do videogame pode ser junto à TV e DVD. Assim cria-se um espaço vazio entre a cama e a televisão, onde as crianças podem sentar e jogar a vontade. Neste espaço há um conceito lúdico, espaço de brincar”, detalha a arquiteta.
Entre no clima!
Agora se você e/ou seus filhos são realmente apaixonados pelo mundo dos games, que tal entrar com tudo na temática e transformar o quarto em um quarto gamer? Até um cantinho subutilizado pode fazer as vezes desse ambiente especial para os jogos eletrônicos. Com alguns recursos especiais, como as fitas de led, ele ficará digno de revista ou do Pinterest!
O mais importante, no entanto, é se divertir. Deixar o ambiente mais agradável pode tornar os momentos de diversão no mundo dos games muito mais interessantes. Além disso, permite aos pais, jovens e crianças usufruírem a tecnologia que os games têm a oferecer para a família.