Trazer a magia e a psicologia das emoções do filme “Divertida Mente”, da Disney Pixar, para a decoração da sua casa pode ser uma forma divertida e criativa de expressar sua personalidade e criar ambientes mais acolhedores e vibrantes. Veja como cada personagem e suas cores vibrantes podem transmitir sensações e criar atmosferas distintas em cada cômodo.
Sua casa, seu refúgio
A decoração da casa tem um impacto profundo em nossas emoções e bem-estar. Mais do que apenas estética, o ambiente que nos cerca pode influenciar nosso humor, produtividade e até mesmo nossa saúde física. A decoração dopamina, por exemplo, tem por premissa elevar a felicidade usando as cores.
Embora as cores e elementos do filme Divertida Mente representem emoções como ansiedade, tristeza e raiva, a proposta aqui não é evocar esses sentimentos, mas sim utilizar as cores vibrantes e a psicologia por trás delas para criar ambientes bonitos, criativos e com uma mensagem personalizada e única.
Para se ter uma ideia do impacto das cores do filme para a decoração, recentemente o Airbnb anunciou ter criado um espaço totalmente inspirado na animação nos arredores de Las Vegas, nos Estados Unidos. Lá, os fãs poderão reservar uma estadia no quarto nominado Central de Controle da Riley, em referência à protagonista (vide foto do destaque).
Divertida Mente e as emoções para o bem-estar
A psicologia das cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. Ela é muito usada na decoração de interiores para trazer mais personalidade aos ambientes, a fim de analisar e definir quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas.
No livro ‘A Psicologia das Cores’, a especialista e socióloga alemã Eva Heller defende que a percepção que temos das cores muda de acordo com o contexto, mas também pode ser associada a experiências universais que são criatividades enraizadas em nossa linguagem e em nosso pensamento. Diante disso, lembre-se de que o equilíbrio é fundamental para trazer harmonia aos ambientes e nada como a sua experiência com cada cor para saber qual mensagem ou emoção de fato ela irá desencadear.
Veja como as cores usadas em Divertida Mente podem trazer um toque de charme a mais para o seu lar
Alegria
O tom amarelo é radiante, otimista e remete à iniciativa e tomada de decisões. É perfeito para iluminar e energizar ambientes como a sala de estar, a cozinha ou o quarto infantil.
Raiva
A cor vermelha está intimamente ligada ao amor e aos afetos. Por isso, é tão usado no Dia dos Namorados. Por outro lado, esse também é um tom intenso e passional. A expressão dos sentimentos através do vermelho é feita de maneira explosiva e vibrante, então é ideal para áreas que definem foco e energia, como o escritório ou a academia. O vermelho ainda pode ser usado em acessórios, apenas para dar um toque de personalidade e vitalidade à decoração.
Tristeza
Vamos combinar que é impossível ficar triste com tons de azul, não é mesmo? Para a colorimetria, a cor expressa a introspecção, a razão e a intuição, o que é perfeito para criar um refúgio relaxante no quarto ou no banheiro. O azul é considerado uma cor calmante, podendo aliviar o estresse e promover o sono reparador. No entanto, tons mais escuros de azul podem ser utilizadas para criar um ambiente sofisticado. Veja aqui o mar de possibilidades que a cor azul oferece para a decoração do seu lar!
Nojinho
Esse sentimento pode ser encarado como um excesso de higiene. Portanto, o tom verde abacate pode trazer um ar fresco e revigorante, ficando muito bem em cozinhas ou áreas de serviço. Os tons mais suaves são indicadas para quem quer fazer uma adaptação rápida ao ambiente, como uma parede verde.
Medo
O lilás é uma cor que remete à espiritualidade, à intuição e à sensibilidade. Por isso, é indicado para quem tem receio de se arriscar muito na decoração. Essa postura é “segura” e perfeita para um cantinho de leitura ou meditação, criando um ambiente tranquilo e reflexivo. A cor do ano 2023, a lavanda digital, e a cor Pantone 2022, a Very Periz, mostram que esse é um tom que tem se mantido em alta.
Tédio
O roxo evoca mistério e introspecção. Acomode-se em ambientes amplos, como o quarto ou sala de estar, propício para o descanso e relaxamento. Apesar da “dramaticidade”, o tom está associado à calma, respeito e sabedoria. Assim como a cor laranja, a violeta também é capaz de demonstrar a imaginação e a criatividade, promovendo nos cômodos uma sensação de introspecção e reflexão.
Ansiedade
Embora a ansiedade não seja um sentimento desejável, a cor laranja é uma tendência da estação. Vibrante e estimulante, é perfeita para áreas que expressam criatividade e foco, como o home office ou um cantinho de estudos. No quarto, tons mais suaves podem criar um ambiente aconchegante e relaxante para combater a insônia.
Inveja
Na animação, o sentimento é representado pela cor ciano, resultante da mistura das luzes azul e verde. Essa é uma cor neon calmante e reflexiva que pode transmitir o foco e a concentração em ambientes de trabalho ou estudo. Dessa forma, seu cômodo certamente provocará inveja.
Vergonha
A cor rosa nem sempre é fácil de ser usada, mas teve um boom impulsionado pela onda Barbiecore. Muitos até têm uma certa vergonha de se “jogar na cor”, já que a decoração exagerada com tons rosados já foi considerada cringe, embora o rosa vibrante já tenha figurado como cor do ano em 2022.
Quando usado com moderação, em tons mais suaves e delicados, a rosa traz um ar acolhedor, relaxante e sofisticado para o quarto, sala de estar ou até mesmo na cozinha! Já os tons mais fortes podem imprimir mais personalidade aos ambientes em acessórios, paredes e móveis.
Dicas extras para usar as emoções de Divertida Mente em todos os cômodos
- Combine as cores das emoções de forma harmônica, criando paletas de cores personalizadas para cada cômodo. Usar a colorimetria pode ajudar a fazer combinações assertivas.
- Utilize acessórios temáticos do filme Divertida Mente para dar um toque criativo e original à decoração.
- Personalize cada cômodo com elementos que representem seus gostos e personalidade.
- Acima de tudo, aproveite e deixe a criatividade fluir para criar uma casa que reflita suas emoções e personalidade!
Em resumo, a casa é seu refúgio. Decore-a com amor, atenção e elementos que te façam sentir bem e feliz. Com um pouco de criatividade e planejamento, você pode transformar seu lar em um oásis de paz e bem-estar, onde as emoções positivas reinam!