Você quer dar aquela renovada na parede, mas se treme todo só de pensar em ter que fazer obra? Então você precisa conhecer a técnica da parede granilite ou terrazzo, que pode transformar o visual de um ambiente sem o famoso quebra-quebra.
- Você sabe o que é granilite ou terrazzo?
- Granilite e Terrazzo são a mesma coisa?
- Qual é vantagem dessa técnica?
- É possível fazer granilite ou terrazzo sem ajuda profissional?
- Em quais outras áreas além da parede é possível aplicar a técnica?
- A aplicação da técnica é cara?
- Quais são os materiais necessários para fazer uma parede granilite ou terrazzo?
- Os materiais utilizados são basicamente:
- O passo a passo para a aplicação da técnica consiste em:
Você sabe o que é granilite ou terrazzo?
Originário da Itália, esse é um revestimento que combina cimento ou argamassa com agregados como pedaços de mármore, granito, quartzo, vidro triturado e outros materiais similares. Essa mistura resulta em uma superfície brilhante e resistente, repleta de padrões e cores. O processo de aplicação requer um pouco de habilidade, mas garante, praticamente, uma obra de arte personalizada em cada parede.
Granilite e Terrazzo são a mesma coisa?
Os termos usados para definir o mesmo tipo de revestimento, mas, dependendo da região onde você mora, pode haver alguma pequena distinção entre eles.
No granilite, os agregados são geralmente menores e mais uniformes, variando de 1 a 5 mm de tamanho. O resultado final é uma superfície lisa e brilhante. Já no terrazzo, os agregados usados podem ser maiores e mais variados em termos de tamanho e textura.
Resumindo, a principal diferença entre granilite e terrazzo está no tamanho e na variedade dos agregados utilizados. O granilite tende a ter agregados menores e mais uniformes, enquanto o terrazzo pode apresentar agregados maiores e uma maior diversidade de materiais. Mas, como a aplicação da técnica é igual, tanto faz utilizar um termo ou outro.
Qual é vantagem dessa técnica?
O granilite ou terrazzo é um tipo de revestimento durável e resistente, que pode ser aplicado em pisos, paredes e até mesmo em bancadas. Além disso, é fácil de limpar e possui um apelo estético único, com uma variedade de padrões e cores disponíveis.
Dependendo dos materiais utilizados, a parede pode variar em tamanho, cor e formato, permitindo a criação de padrões geométricos, abstratos ou mesmo estruturas personalizadas.
Por isso, o revestimento se adapta a uma variedade de ambientes. Seja em residências, escritórios, restaurantes ou lojas, pode adicionar elegância, sofisticação e um toque contemporâneo. Ele também pode ser utilizado em áreas de destaque, como paredes de entrada, salas de estar ou corredores, trazendo um ponto focal impressionante.
É possível fazer granilite ou terrazzo sem ajuda profissional?
A técnica requer certa habilidade e ferramentas adequadas, o que pode dificultar a execução do projeto como um estilo DIY, faça você mesmo. Portanto, não é aconselhável que uma pessoa sem experiência prévia em trabalhos manuais se aventure a fazer sozinha a aplicação da técnica. Mas um pedreiro ou empresas especializadas, certamente, farão o serviço – que não costuma ser caro – rapidamente.
No entanto, se você tiver conhecimentos e habilidades para pequenos reparos ou obras, é possível realizar a aplicação do granilite ou terrazzo por conta própria. Nesse caso, será necessário adquirir os materiais corretos, como cimento, agregados (como pedras e fragmentos de mármore ou vidro), aditivos e seladores. Também será preciso preparar adequadamente a parede.
Em quais outras áreas além da parede é possível aplicar a técnica?
Ela fica ótima em pisos, escadas, bancadas e tampos e até em móveis e peças decorativas.
Além das aplicações arquitetônicas, o granilite ou terrazzo, aliás, é muito utilizado na fabricação de móveis, como mesas, bancos e pias, assim como na criação de peças decorativas, como vasos e objetos de arte.
No entanto, é importante lembrar que a aplicação da técnica exige um pouco de força e conhecimento técnico, já que é preciso fazer uma mistura de cimento, agregados e pigmentos. Portanto, é recomendável contratar profissionais experientes para obter os melhores resultados.
A aplicação da técnica é cara?
Os custos do granilite ou terrazzo podem variar, pois dependem de vários fatores, como a área a ser coberta, o tipo de material utilizado e a complexidade do design a ser aplicado. Normalmente, a cobrança para a aplicação é feita com base na metragem quadrada (m²) da superfície a ser revestida.
Os profissionais especializados, geralmente, calculam o preço da aplicação levando em consideração o custo dos materiais, a preparação do substrato e os acabamentos necessários. Além disso, podem ser incluídos no orçamento outros fatores, como remoção de revestimentos existentes, nivelamento da parede ou piso, reparos estruturais e o uso de padrões de design personalizados.
O ideal é entrar em contato com empresas, pedreiros ou empreiteiros especializados na técnica para fazer um orçamento prévio. Dessa maneira, eles poderão avaliar as especificações do projeto, visitar o local e fornecer um cálculo detalhado dos custos.
Quais são os materiais necessários para fazer uma parede granilite ou terrazzo?
A mistura necessária é feita à base de argamassa ou cimento. Os agregados são incorporados enquanto a “massa” ainda está molhada, e depois são nivelados e polidos para obter um acabamento liso e brilhante.
Os materiais utilizados são basicamente:
- Argamassa pré-misturada ou cimento;
- Agregados (pedrinhas coloridas, vidro moído, cascalho etc.);
- Pigmento em pó (opcional);
- Água;
- Espátula ou colher de pedreiro;
- Lixa fina;
- Selante acrílico transparente (opcional, para finalizar).
O passo a passo para a aplicação da técnica consiste em:
- Preparar a parede para que esteja limpa, seca e livre de poeira. Também é importante proteger as áreas próximas à parede com lona plástica ou fita adesiva.
- Preparar a argamassa ou cimento seguindo as instruções do fabricante. Se desejar, adicione pigmento em pó à argamassa para dar cor à sua parede granilite/terrazzo.
- Aplique a argamassa com uma espátula ou colher de pedreiro.
- Adicione os agregados sobre a camada de argamassa enquanto ela ainda está úmida. Nessa etapa é importante certificar-se de cobrir toda a superfície de maneira uniforme.
- Pressione e nivele com a espátula ou colher de pedreiro, pressionando suavemente os agregados na argamassa, garantindo que fiquem bem fixados. Em seguida, nivele a superfície com a ferramenta, deixando-a o mais plana possível.
- Faça a cura deixando a parede secar completamente de acordo com as instruções do fabricante da argamassa. Geralmente, é necessário esperar pelo menos 24 horas antes de prosseguir.
- Após a secagem completa, use uma lixa fina para polir levemente a superfície da parede granilite/terrazzo. Isso ajudará a remover quaisquer irregularidades e dará um acabamento liso.
- Se desejar, aplique uma camada de selante acrílico transparente sobre a parede para proteger e realçar o acabamento. Essa etapa, porém, é opcional.
Se decidir fazer sozinho a técnica, lembre-se de usar equipamentos de proteção individual, como luvas e óculos, durante todo o processo ara evitar lesões. Além disso, leia e siga corretamente as instruções dos materiais utilizados.
Gostou de conhecer mais uma técnica para renovar o apê? Além de trazer um toque de elegância e funcionalidade, o granilite ou terrazzo oferece uma infinidade de possibilidades criativas para tornar cada parede uma verdadeira obra-prima.