Quem diria que cacos de vidro poderiam ajudar a modernizar a decoração? Os pedaços de vidro – por muitas vezes descartados – têm se destacado como um material versátil, requintado e sustentável para ser utilizado de diversas formas. Em entrevista ao S&M, a artesã Vera Bahia traz algumas dicas de como usá-los para criar ambientes únicos e cheios de personalidade. 

O vidro traz leveza para o ambiente

Os cacos de vidro são uma escolha inovadora e impactante para quem busca adicionar brilho e elegância à decoração de interiores. Além disso, com sua versatilidade e capacidade de criar efeitos visuais deslumbrantes, podem trazer mais beleza, cor e modernidade ao apê.

Vera Bahia, que possui um ateliê em Belo Horizonte/MG, e trabalha com o material há 30 anos, diz que apesar de não ser leve, a transparência do vidro confere leveza aos ambientes. “O vidro é muito versátil! O engraçado é que ele amedronta as pessoas, que acham que vão se cortar, mas ele não é um material difícil de se trabalhar”, afirma a artesã.

Os cacos de vidro são vendidos já prontos e coloridos

vidros coloridos
Foto: Reprodução/Elo 7

E, por sua versatilidade, o vidro em pedaços pode ser utilizado de várias formas: como em mosaicos nas janelas, em vasos de plantas, como revestimento de pisos e paredes, entre outras possibilidades.

No entanto, Vânia alerta que o vidro tem que ser bastante trabalhado antes de ser usado. O vidro fino, por exemplo, não é recomendado para pisos. Por isso, o ideal é comprar o material em casas especializadas. O vidro comercial já vem com as bordas cortantes lapidadas, pode ou não ser colorido e ter formato diversos em fragmentos ou pastilhas. “Também é possível usar cacos de vidro quebrado e colori-los em casa, mas para isso é preciso ter muito cuidado e um forno adequado. Portanto, evite!”, explica a profissional. 

 Como usar os cacos de vidro no apartamento

1. Revestimento de paredes

Os cacos de vidro podem criar painéis artísticos e cheios de brilho em ambientes como a sala de estar, quarto ou até mesmo no banheiro, onde também pode adicionar um toque contemporâneo e luminoso.

2. Detalhes em móveis e objetos decorativos

Incorpore cacos de vidro em móveis e objetos decorativos, como mesas de centro, espelhos, luminárias ou vasos. Esses detalhes sutis e elegantes podem proporcionar pontos de destaque no ambiente, adicionando charme e sofisticação à decoração.

3. Mosaicos e painéis artísticos

Explore a versatilidade dos cacos de vidro utilizando-os como elementos decorativos em paredes, pisos ou até mesmo em detalhes como backsplashes – ao local que fica atrás da pia ou fogão -, conferindo um visual único e exclusivo ao ambiente.

O passo a passo básico para criação de peças com cacos de vidro

  • Se quiser, faça o desenho na peça com canetinha. Caso prefira, você pode usar um estêncil. Esse desenho servirá como base para o mosaico.  
  • Depois, passe a cola branca ou de silicone peça por peça para não ressecar. A cola de silicone é ideal para colar vidro no vidro; Já a branca à base de água, cola perfeitamente os cacos em outras superfícies.
  • Quando as peças estiverem todas coladas e secas, passe rejunte. 
  • Depois de seco o rejunte, passe pano para tirar o excesso. Então, passe mais uma ou duas demãos para o acabamento ficar mais liso e não machucar as mãos. 
  • Se você fizer uma mesa de centro para ficar dentro de casa, por exemplo, passe uma cera para dar mais brilho. Depois é só passar uma escova com cerdas macias ou flanela para lustrar.

Veja algumas dicas de Vera Bahia para usar os cacos de vidro

Em primeiro lugar, a artesã aconselha as pessoas a lerem revistas, livros e sites de decoração para entender melhor as técnicas disponíveis. “Eu mesma sou autodidata e fiz muitas pesquisas para aprender as técnicas. Invento ‘muita moda’”, diverte-se Vera. Depois, é preciso entender que para fazer os mosaicos não existe uma tática certa. Ou seja, tudo depende da criatividade de cada um.

Anote:

  • Experimente juntar cacos de vidro e espelho para criar um desenho mais brilhante.
  • Faça bandejas ou porta-retratos de madeira ou MDF usando fragmentos e cola de silicone normal transparente. Do mesmo modo, você pode colar os cacos em vasos de vidro, barro ou cerâmica.
  • Faça potes de vidros para colocar velas. Dessa maneira, eles servem como belas luminárias transparentes com mosaico, dando um ar marroquino ao apê. 
  • Invista em um vitral na janela pequena do banheiro. Além de valorizar, ele traz mais privacidade ao ambiente.

Viu como os cacos de vidro são uma opção criativa para transformar o seu apartamento em um espaço sofisticado e único? Utilizá-los de maneira estratégica e combiná-los com outros elementos decorativos, é uma escolha certeira para criar ambientes personalizados e memoráveis, refletindo o seu estilo e bom gosto. De quebra, você pode encontrar uma forma de fazer arteterapia!

Tags