Como limpar piso de cerâmica sem desgastá-la ou trazer danos ao revestimento? Essa é uma dúvida bastante comum, já que esse material é um dos mais encontrados nas residências do país. Afinal, os pisos feitos com ele se adéquam a diferentes ambientes e ainda contam com vários modelos, cores, estampas e texturas.
Porém, como é de conhecimento popular, muitos produtos de limpeza são abrasivos e podem causar problemas, desde riscos e manchas até a corrosão e a quebra dos revestimentos. Portanto, redobrar o cuidado na hora de higienizar esse tipo de piso é fundamental para melhorar a durabilidade, a resistência e a aparência dele.
Quais os cuidados ao escolher esse material para o piso?
Vale explicar que a cerâmica é um material artificial, produzido a partir da argila umedecida, secada e submetida a altas temperaturas. De acordo com o processo de fabricação, ela pode obter diferentes níveis de dureza e resistência.
Por isso, antes de aplicar esse revestimento, é preciso saber qual o piso de cerâmica correto para cada ambiente, de acordo com as classificações de absorção de água, resistência à ruptura, expansão por umidade e resistência do esmalte.
As cerâmicas com menor capacidade de absorção de água, por exemplo, são mais indicadas para o uso em locais úmidos, como o banheiro. Os pisos com baixa absorção são mais resistentes mecanicamente e, por isso, são indicados também para garagens, uma vez que a capacidade de expandir com a umidade é a responsável pelo estufamento.
Os revestimentos de cerâmica também podem ser classificados segundo um índice de limpabilidade. O nome soa um pouco estranho, é verdade, mas trata-se de um conceito bem simples: ele mede o nível de facilidade que as pessoas terão no dia a dia para limpar os pisos feitos com esse material. De acordo com as normas técnicas da ABNT, eles podem ser classificados da seguinte forma:
- máxima facilidade de remoção de mancha;
- mancha removível com produto de limpeza fraco;
- mancha removível com produto de limpeza forte;
- mancha removível com ácido clorídrico/acetona;
- impossibilidade de remoção da mancha.
Todas essas informações devem constar na embalagem do produto, pois elas são muitos importantes para que você possa limpar e conservar seus pisos de cerâmica corretamente. Portanto, tenha atenção a esses detalhes e não abra mão de questionar o vendedor sobre esses aspectos. Afinal, é de um investimento para a sua casa que estamos falando. Portanto, não vale trocar o certo pelo duvidoso.
Piso de cerâmica exige cuidados específicos?
Os pisos de cerâmica podem riscar quando móveis ou metais são arrastados sobre eles. Por isso, o ideal é colocar proteção sob os pés da mobília.
O esmalte que torna a cerâmica lisa é muito parecido com o vidro, por isso ele pode lascar ou trincar caso seja atingido por objetos pontiagudos ou projetados com muita força.
Como limpar o piso de cerâmica?
A seguir, você vai conferir um compilado de dicas práticas de como limpar o piso de cerâmica. A ideia é não só descomplicar o assunto, mas também ajudar você a fazer essa tarefa sozinho e em pouco tempo. Acompanhe!
Use água sanitária na limpeza da cerâmica de banheiros e lavabos
No banheiro e no lavabo, não há segredo para limpar o piso de cerâmica. O indicado é que você faça a limpeza pelo menos uma vez na semana, com detergente e água sanitária. Dessa forma, o produto não só eliminará diferentes tipos de germes e bactérias, mas também ajudará a evitar bolor e mofo.
Não use sabão em pó
Se você quer saber como limpar piso de cerâmica em locais de grande circulação, como sala e corredores, fique de olho: o uso de sabão em pó não é uma boa alternativa para a tarefa!
O motivo disso é que ele forma uma espécie de filme sobre a superfície do revestimento, o que afeta o aspecto estético dele. Ainda, quando o produto não é bem retirado do chão, pode deixar o revestimento com menos capacidade de atrito. Na prática, isso significa que o piso se torna mais escorregadio, o que é arriscado para crianças, adultos e, em especial, idosos.
Evite materiais abrasivos ao limpar o piso de cerâmica
É importante ter em mente a seguinte recomendação da Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (ANFACER): nunca usar ácidos e palha de aço na higienização do revestimento. Afinal, ácidos têm forte ação corrosiva, o que pode provocar manchas, acabar com o rejunte e até causar perda total do piso.
Já o ato de esfregar a cerâmica com palha de aço é desaconselhável, porque ela desgasta o esmalte do material e ainda pode gerar riscos e fissuras nele.
Invista em soluções caseiras para manchas e sujeiras simples
Líquidos como café, refrigerantes e achocolatados, quando derramados, podem sujar e deixar marcas desagradáveis na cerâmica branca da cozinha, especialmente quando você não higieniza a área de imediato. Porém, esse tipo de bagunça é fácil de resolver.
Isso porque é possível fazer a limpeza com detergente, água quente e pano de microfibra. Em seguida, aplique um pouco de água oxigenada (entre 20 a 50ml). Já alimentos gordurosos, principalmente aqueles mais pastosos, como cremes e molhos, podem ser limpos com a mistura de detergente, bicarbonato de sódio e água.
Aposte na combinação de esponja e saponáceo para limpar rejuntes
A sujeira e a gordura que se acumulam sobre o rejunte, deixando-o escuro, podem ser retiradas quando você utiliza uma esponja úmida para esfregar saponáceo sobre elas — nos supermercados, você encontra várias alternativas, inclusive com e sem cloro.
Já para remover manchas de pintura e ferrugem, que são mais resistentes, é interessante acrescentar 50 ml de água sanitária ao saponáceo.
Agora que você já sabe como limpar o piso de cerâmica, vai ser mais fácil garantir a manutenção desse revestimento e, assim, preservar a limpeza, a organização e a beleza do seu lar.