A reutilização de matérias-primas em projetos de decoração está se tornando cada vez mais comum. E a madeira de demolição é um desses materiais que têm sido usados para ressignificar e tornar ambientes mais aconchegantes e personalizados. Para entender mais sobre a aplicação e cuidados da madeira em múltiplos espaços, trazemos informações da arquiteta Danyela Corrêa.

Como a madeira de demolição pode ressignificar os ambientes?

Madeira de demolição cabeceira
Foto: Henry Lopes

Elementos clássicos sempre trazem uma nova roupagem para os ambientes. No caso da madeira de demolição, ela traz beleza em um acabamento mais desgastado com mudanças aparentes de cor e texturas decorrentes do passar dos anos. 

“Esses traços incluem manchas, arranhões e variações na tonalidade que as fazem únicas e ainda mais belas. Com o aspecto naturalmente envelhecido, as imperfeições adicionam originalidade aos ambientes”, explica Danyela.

O uso da madeira de demolição exige precauções

Madeira de demolição quarto
Foto: Henry Lopes

Ao decidir pelo uso do material , é importante realizar uma seleção criteriosa para garantir a qualidade e a similaridade entre as peças a serem aplicadas. Em seguida, é preciso que a madeira passe por processos de preparação e tratamento para a garantia da preservação e durabilidade, incluindo a limpeza, secagem, tratamento contra insetos e fungos, além de aplicação de selantes e vernizes protetores. Por isso, é aconselhável comprá-la em madeireiras ou lojas credenciadas.

Decoração versátil e sustentável

De acordo com a arquiteta Danyela Correa, a madeira de demolição, na maioria das vezes, possui uma resistência superior a outros tipos de acabamentos em madeira e pode ser empregada em diversos locais. Em áreas sociais como salas de estar e jantar, por exemplo, ela traz aconchego. Já em banheiros, lavabos, quintais e varandas, fica perfeita por ser resistente e suportar muito bem o contato com a umidade.

“A utilização do material traz benefícios ao meio ambiente a partir da reutilização que reduz a demanda por novos recursos naturais e minimiza o desperdício de materiais de construção”, conclui Danyela.

E aí, pronto para dar mais originalidade e beleza ao seu apê com esse pedacinho da natureza, mas com consciência?