Você já percebeu que algumas vezes os pensamentos ficam girando e girando dentro de sua cabeça como um carrossel fora de controle? Nesses momentos, tudo o que você quer é um pouco de paz interior e “desligar” todos estes pensamentos? Então é hora de conhecer o mindfulness, a prática de focar no aqui e no agora. Ela se resume na capacidade de ter “atenção plena”, ou seja, limpar a mente e se concentrar em uma única coisa, o agora.
Por que praticar o mindfulness?
Os benefícios da prática de mindfulness foram comprovados pela ciência em inúmeros contextos, como promoção da saúde e no bem-estar. Estabelecer uma prática regular de mindfulness, mesmo que seja apenas de 3 a 10 minutos por dia, demonstrou ter muitos benefícios para a saúde mental e física que incluem:
- Aumento do foco, atenção, produtividade e performance;
- Aumento da inteligência emocional;
- Melhora da memória;
- Diminuição da ansiedade;
- Prevenção à depressão;
- Aumento da satisfação com o corpo;
- Melhora da cognição;
- Redução da pressão arterial;
- Alívio de problemas digestivos;
- Aumento da autocompaixão e da empatia;
- Diminuição das distrações do cérebro;
- Ajuda no controle da dor;
- Melhora do sono.
Os exercícios de mindfulness “treinam a consciência para, quando estamos desatentos, perceber e conseguir redirecionar a atenção”, explica Marcelo Demarzo, especialista na prática, coordenador do curso de especialização no tema da UNIFESP e fundador do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde.
Como praticar mindfulness?
O mindfulness compreende diversos exercícios de meditação que têm como objetivo levar o indivíduo à atenção plena. Não há necessidade de comprar nenhum acessório específico e, como iniciante, você precisará investir apenas 3 minutos do seu tempo. Veja como:
- Para começar, acomode-se em lugar calmo e silencioso e em posições confortáveis.
- Feche os olhos e leve a atenção para o seu corpo, para a parte física, pensamentos ou sentimentos.
- Inspire e expire.
- Segure o ar e solte-o lentamente.
- Repita e preste atenção nos movimentos, sons e sensações da respiração. Conecte-se com o seus sentidos.
Perceba que aos poucos você irá relaxar. Não decepcione-se caso a sua mente divague. Tudo que você precisa fazer é trazê-la de volta suavemente e repetidamente. - Ainda de olhos fechados, perceba os sons ao seu redor e tente identificá-los.
- Em seguida, deixe-os ir, assim como todas suas preocupações futuras e pensamentos do passado.
Mindfulness nas rotinas diárias
Com a experiência de atenção plena desenvolvida, torna-se cada vez mais fácil aplicar a técnica no dia a dia para além dos momentos de meditação.
Esteja atento em momentos como escovar os dentes, tomar banho, comer ou caminhar. Ao lavar a louça do café da manhã, por exemplo, traga a consciência para os seus sentidos: qual é a sensação do detergente na sua pele, qual é o cheiro dele, qual é a intensidade da espuma, qual é a temperatura da água, qual é o formato do prato que você está segurando, qual é o som que a água está fazendo neste momento, e assim por diante.
O mindfulness treina seu cérebro para ser mais eficiente, focado e menos distraído. Trabalhar conscientemente é uma sensação de estar totalmente no momento. Há alegria, facilidade e leveza em seu trabalho. Esteja você trabalhando no escritório, passando tempo com sua família ou se exercitando, esforce-se para viver o momento praticando a atenção plena.