Receber a notícia sobre a chegada de mais um membro na família ou entre amigos é motivo de alegria, mas, para os pais, é também motivo de certas preocupações. Uma delas é como preparar a casa, principalmente, o quarto de bebê, para receber o mais novo morador, cheio de necessidades específicas. Embora, em teoria, se tenha 9 meses para fazer as mudanças necessárias, diante de tantos afazeres o tempo tende a passar voando. Para ajudar nessa fase, confira as dicas a seguir.
Quarto de bebê
Um bebê precisa de muitos cuidados. Por isso mesmo, é preciso pensar com atenção em todos os móveis que vão compor o quarto do bebê, para que o ambiente seja funcional, dinâmico e, acima de tudo, seguro. Os móveis planejados podem ser uma boa pedida, pois ao serem organizados de acordo com a planta do cômodo otimizam o espaço. Além disso, podem ser feitos com o seu toque pessoal.
Antes de qualquer compra, no entanto, tire a medida de todas as paredes, do pé direito e da localização e tamanho de janelas e portas, incluindo o lado e tipo de abertura desses elementos. Depois, tente imaginar e liste as principais demandas que o quarto de bebê precisará atender, considerando não só as necessidades do pequeno, mas também dos pais e cuidadores. Nesse momento, reserve um tempo para pensar nas questões de segurança, como protetores para tomadas e cantos, elementos que podem causar sufocamento dentro do berço ou móveis, prateleiras e demais instalações amadoras que podem oferecer riscos de acidente.
É menina ou menino?
Saber e compartilhar o gênero do bebê que está prestes a chegar virou, literalmente, motivo de festa com os famosos chás revelação. Mas na hora de decorar o quarto do bebê tenha cuidado para não cair em estereótipos, seguindo à risca o típico quarto de bebê, com tudo rosa para menina e tudo azul para menino. A dica, portanto, é optar por uma decoração mais neutra e deixar as cores e os temas para os objetos de decoração. Assim você também terá uma decoração com vida útil maior, além de ganhar em praticidade e economia na hora de fazer o quarto acompanhar o crescimento do seu filho ou filha.
Se a sua prioridade é fazer desse espaço um ambiente que também faça às vezes de estímulo ao desenvolvimento infantil, a decoração Montessoriana pode ser uma boa escolha, pois utiliza-se da pedagogia Montessori para inspirar um ambiente que viabilize a autonomia.
Quarto de bebê colorido
Com um quarto de base neutra, ou seja, paredes, piso e o mobiliário principal, fica mais fácil e até econômico agregar personalidade. Adesivos ou algum papel de parede divertido são grandes aliados nessa missão! Hoje em dia existem muitas opções de cores, formas, texturas e até opções que você pode personalizar com uma foto, frase, o nome do bebê ou um desenho que tenha um significado especial, por exemplo.
Com planejamento, racionalidade e sua dedicação, o quarto do bebê com certeza vai ser especial, integrando estética e funcionalidade.