Chegou a hora de sair do aluguel e conquistar a tão sonhada casa própria. Mas o que você precisa saber efetivamente antes de comprar um apartamento? Leia o conteúdo abaixo e veja algumas ideias de como investir o seu dinheiro sem correr riscos desnecessários.
Decida a localidade em que pretende comprar um apartamento
Achar o lugar ideal para morar pode demorar um pouco, mas essa busca minuciosa é necessária. Visite o máximo de lugares que puder procurando por imóveis que atendam aos seus critérios, como estar perto do comércio, fácil acesso a transporte público, parques, hospitais, escolas etc..
Pesquise o mercado imobiliário para ter a certeza de que está pagando o valor justo
Converse com corretores de imóveis, analistas de corretoras e confira as vendas recentes da área em que pretende morar. Faça uma pesquisa de preços e confie apenas em fontes oficiais e idôneas. Isso é particularmente importante para quem está comprando o imóvel na planta, uma vez que é preciso avaliar se o valor do apartamento finalizado compensa o que você já pagou.
Analise a idade do edifício em que pretende morar
Apês mais antigos, geralmente, exigem mais reparos. Por isso, antes de decidir comprar um imóvel usado, é fundamental fazer uma vistoria detalhada e obter um relatório de um arquiteto ou engenheiro sobre a saúde do edifício.
Faça vistoria noturna para evitar morar em lugares barulhentos
Também é uma boa ideia organizar uma inspeção do prédio durante a noite ou o horário de pico para checar a incidência de ruídos. Muitas vezes, prédios estão localizados ao lado de bares, clubes, boates etc, que só funcionam à noite. Aproveite para inspecionar os mecanismos de segurança do condomínio.
Verifique quais são as taxas de manutenção a serem pagas
As taxas prediais são necessárias. Serviços como o imposto predial, a água, a eletricidade das áreas comuns, despesas com elevador, funcionários, coleta de lixo e a segurança costumam ser cobrados no boleto condominial. Portanto, você precisa entender essa cobrança e o que está ou não incluído na taxa de condomínio antes de fechar negócio. Lembre-se que essa é uma taxa vitalícia e que deve ser paga regularmente.
Se tiver carro, certifique-se de que o imóvel tenha garagem
A vaga de estacionamento é algo muito importante para quem tem veículo, senão você terá que deixar o carro parado na rua ou pagar por um espaço “por fora”. Algo muito comum de acontecer é o antigo dono do imóvel não ter veículo e, consequentemente, a vaga não estar mais disponível. Se for esse o caso, fale com o síndico, pois – se você tiver direito à vaga na escritura -, a administração tem que disponibilizar um espaço para o seu veículo.
Encontre e invista em bons profissionais para comprar um apartamento com segurança
Economize tempo e estresse recorrendo aos especialistas de vendas. Só quem tem experiência pode te orientar sobre as melhores oportunidades. E isso faz toda diferença! Se você também está planejando fazer obras de reparo no apê, recorra a trabalhadores capacitados e qualificados. Uma dica é negociar o valor do apartamento já considerando esses gastos extras.
O sonho da casa própria é real e, com cuidados simples, é possível evitar surpresas desagradáveis no futuro. Uma boa compra para você!