Comprar um apartamento na planta é um grande desejo das pessoas, – e, justamente por isso, é tão importante entender todo o processo pelo qual você vai passar. Agora, imagine um imóvel pensado e personalizado de acordo com seu estilo e mentalidade, para atender suas necessidades, conforto e bem-estar? É uma escolha inteligente e prática. Você sabia que uma planta personalizável pode oferecer tudo isso?
Além de permitir que o apartamento tenha a sua cara, evita dores de cabeça com possíveis reconstruções após a conclusão do imóvel. Por isso, neste artigo vamos explicar mais a fundo o que é a planta personalizável e como se dá este processo de personalização. Confira!
O que é uma planta personalizável?
Um imóvel com a planta personalizável permite a obtenção de um ambiente exclusivo com o conforto e facilidade de morar em um prédio residencial. Ter um projeto personalizado significa que você pode modificar o apartamento ainda na planta.
Em outras palavras, é possível ajustar ambientes, alterar seus layouts e modificar acabamentos para fazer mais sentido para você, tudo pensando no conforto, estética e praticidade desejados. Assim, você evita o incômodo de customizar sua unidade após a entrega e ainda consegue economizar dinheiro.
Vale lembrar que as alterações são solicitadas já nas fases iniciais da construção, o que garante habitações individuais aos futuros residentes, no prazo estipulado e sem necessidade de proceder a novas reconstruções.
Personalização de imóveis: como funciona?
Quando falamos em customizar um imóvel, o processo pode funcionar de diversas maneiras, mas tudo vai depender do seu gosto e da disponibilidade da construtora. Veja abaixo:
Plantas
Essa é uma das formas mais corriqueiras e funcionais de personalizar um apartamento. A própria construtora pode fornecer diferentes variantes de planta ou você pode solicitar um layout totalmente personalizado do imóvel.
Por exemplo, se a propriedade tiver três quartos, mas sua família usar apenas dois, você poderá solicitar uma extensão de quarto ou escritório, ou mesmo a ampliação da sala. Em geral, você pode alterar os seguintes pontos:
- local dos quartos;
- tamanho dos cômodos;
- divisão dos espaços;
- número de quartos.
Acabamentos
Você gosta de pisos de madeira, porcelanatos e bancadas de mármore? Ao personalizar os acabamentos de superfície da propriedade, você pode completar seu apartamento de acordo com o seu estilo.
A construtora apresenta os materiais disponíveis e você escolhe aquele que mais se adequa ao seu gosto. Além de deixar o imóvel do jeito que você deseja, a obra está inclusa. Você pode personalizar elementos, como pisos, rodapés, metais, revestimentos de parede, bancadas, forro, entre outros.
Infraestrutura
Algumas construtoras têm a opção de mudar a infraestrutura do apartamento. Por exemplo, você pode pedir a instalação de uma churrasqueira na sacada ou sistemas de automação. A dica é buscar solicitar esses componentes com o apartamento na planta, pois é muito melhor trabalhar com tais peças técnicas ao longo da construção do que depois, assim, você ganha tempo e evita transtornos posteriores.
Por fim, é possível pedir a modificação completa do imóvel, desde os pontos de luz até a cor e tipo do piso e azulejos. Nesta modalidade, todos os detalhes são definidos para atender às suas necessidades.
Quanto custa a planta personalizável?
O custo depende inteiramente do tipo de personalização. Se o projeto original custou “X” em relação a determinado tipo de revestimento e você optou por outro, a construtora terá que recalcular o custo de modificação do imóvel com base nos novos valores.
Além disso, há o custo adicional de mão de obra e desenvolvimento de um projeto personalizado, pois a adaptação pode demorar mais e exigir mais cuidados do que o modelo original.
Quais são os benefícios deste serviço?
Se você optar por personalizar seu imóvel na planta, poderá desfrutar de uma casa planejada para atender a todos os seus anseios e desejos.
Como as alterações são feitas pelo próprio construtor, você terá a certeza de que as alterações serão aplicadas dentro do padrão de qualidade. Além disso, a unidade sob medida não perderá a garantia oferecida pela incorporadora e será entregue junto com os demais apartamentos do condomínio no período acordado.
Outro ponto positivo importante é a economia. Embora ocorra o ajuste de valor, é possível personalizar com menos investimento do que seria necessário fazer essas alterações no futuro. Além disso, o proprietário do imóvel não terá que lidar com a contratação de mão de obra.
Gostou das informações a respeito da planta personalizável? Agora, confira como é feito o pagamento do IPTU de imóvel na planta.