O piso de porcelanato é uma opção para quem quer mais praticidade na hora de limpar o chão. Esse revestimento é homogêneo, mais denso e pode trazer sofisticação e um ar clean para casa ou apê. A versão brilho é uma das mais utilizadas em ambientes internos pela facilidade de higienização. Alguns cuidados, no entanto, devem ser tomados para aumentar a vida útil do piso. Confira algumas dicas.
1. Nunca jogue produtos concentrados diretamente no porcelanato
A limpeza do porcelanato deve ser feita com cuidado para evitar desgastes desnecessários. Antes de usar os produtos, varra o ambiente com uma vassoura de cerdas macias para remover toda a poeira e sujeira. Em seguida, umedeça um pano limpo em detergente ou sabão neutro diluído em água, esprema o excesso de líquido e passe-o por todo chão com o auxílio de um rodo. É importante enxaguar o pano de limpeza somente em água antes de repetir o processo. Se preferir, use o mop. Veja aqui algumas vantagens desse acessório de limpeza. Após limpar toda área desejada, seque-a com um pano seco.
2. Use saponáceo para eliminar manchas impregnadas
Se o piso estiver sujo ou manchado, por exemplo, por graxa, riscos de sola de sapato ou ferrugem, a recomendação é usar saponáceos cremosos. O sapólio é um tipo de sabão bem concentrado feito de pó mineral, ideal para limpezas pesadas. Mas cuidado, pois ele é indicado apenas para superfícies acetinadas ou naturais. Se seu piso for de porcelanato polido, esqueça essa dica. Como esse tipo de revestimento tem uma camada protetora esmaltada que possui um alto brilho, a utilização de saponáceo pode danificar a impermeabilização dando ao piso um ar opaco.
3. O vinagre ajuda a fazer uma desinfecção mais intensa
Quem diria que um produto que, geralmente, temos na despensa pode auxiliar na limpeza? Com alta concentração de ácido acético, o vinagre funciona como desinfetante e desengordurante. Os melhores tipos para a limpeza são o branco (de álcool) e o de maçã. Basta passar um pano com vinagre diluído em água para que o piso ganhe uma camada extra de limpeza e proteção contra bactérias e germes. Outra opção para fazer a assepsia do piso sem danificá-lo é, após a limpeza e secagem, passar um pano umedecido com uma pequena quantidade de álcool 70%.
4. Não use água em abundância para lavar o porcelanato
As pessoas adoram jogar um balde cheio de água para lavar o piso frio, como também é chamado o porcelanato. Mas, além de extrapolar o consumo de água, isso é completamente desnecessário para limpar esse tipo de revestimento. Basta apenas uma pequena quantidade de água, detergente neutro e uma vassoura de cerdas macias. O uso excessivo de produtos químicos podem causar manchas irreversíveis no piso e a água abundante, danos ao material. Evite os detergentes que prometem limpeza instantânea para porcelanatos, pois além de serem mais agressivos costumam deixar o piso vulnerável a manchas. Limpar o piso é fundamental para deixar o lar mais saudável. Mas é preciso cuidar bem do seu chão para evitar sujeira e, também, gastos desnecessários. Quando bem cuidado, o porcelanato pode durar bastante tempo, deixando a sua casa muito mais higienizada e bonita. Gostou das dicas? Confira aqui mais algumas ideias para deixar a sua casa ainda mais limpa e saudável.