Durante os jogos muitos torcedores utilizam rojões e fogos de artifícios para comemorar gols ou a vitória da seleção em uma partida. Sem dúvidas, um motivo para comemorar. Mas quem sofre com esses barulhos são os pets, já que os bichinhos de estimação, como gatos e cachorros, são mais sensíveis a sons altos, luzes piscando e cheiros fortes. Veja o que você pode fazer para proteger os pets durante as comemorações.
Medidas preventivas para proteger os pets
Mesmo que em alguns estados e dentro dos condomínios o uso de artefatos sonoros e luminosos seja proibido, sempre haverá os torcedores que os utilizam durante as comemorações. Além disso, outros eventos sonoros alarmantes, como tempestades, também podem prejudicar os animais de estimação. Por isso, os tutores devem adotar medidas preventivas.
- Prepare o seu pet
Gol do Brasil, não tem jeito: rojões, gritaria e fogos de artifícios. Mas, nem todos gostam. Principalmente os pets que se assustam com esses barulhos que acontecem repentinamente. Uma dica é prepará-los durante os dias que antecedem os jogos.
Procure na internet gravações de fogos de artifício, rojões ou tempestades e coloque em volumes crescentes nos dias que antecederam as partidas. Durante esse período, tente distrair o bichinho com petiscos e brinquedos. Ao perceber que o barulho não o incomoda mais, aumente o volume mais um pouco.
Esta medida pode ajudar a normalizar a experiência, para não ser tão assustador durante os jogos.
- Fique com o seu pet em casa
Em dias de jogos é melhor deixar seus pets em segurança dentro de casa, de preferência com um rádio ou TV ligados para suavizar os ruídos estridentes. É muito importante que alguém esteja presente.
Se ele estiver sozinho, pode pensar que está em perigo e tentar escapar da residência.
O barulho de rojões e fogos de artifícios também pode servir de gatilho para crises de epilepsia ou convulsões. Com o tutor por perto, o cuidado é imediato.
- Tenha um lugar seguro pronto
Alguns pets quando se assustam podem tentar encontrar um lugar para onde fugir e se esconder. Portanto, deixe pronto na sua casa um local para que o seu bichinho de estimação possa se esconder.
Um quarto escuro, com as janelas e cortinas fechadas ajudam o pet a relaxar. Coloque uma música ou ligue a TV para “mascarar” os ruídos que assustam o bichinho. Se possível, fique com ele e brinque, mas não o force a nada. Existem empresas que oferecem gratuitamente no youtube áudios que mascaram os ruídos.
Treine seu pet para associar esse espaço a experiências positivas, por exemplo, deixando seus brinquedos favoritos ou um cobertor para que ele se sinta confortável e seguro.
Vale investir em atividades para estimular o faro, a “caça” e a alimentação e brincar para que ele entenda que ali se trata de um ambiente seguro.
Veja também o episódio 02 do podcast Sonhar&Morar:
- Proteção extra
Deixe portas e janelas fechadas e isole áreas de piscinas para evitar acidentes, caso eles tentem fugir. É importante também certificar-se de que o seu pet esteja identificado com um tag ou um microchip, pois, em caso de fuga, será mais fácil localizá-lo.
Ruídos, como os dos fogos de artifícios e rojões, podem deixar o pet agressivo. Portanto, outra medida preventiva é evitar deixar animais juntos nesses momentos, pois eles podem brigar por conta do estresse e se machucarem.
- Ajuda veterinária
Se o seu bichinho de estimação tem medo do barulho de rojões e fogos de artifício, peça ajuda a um veterinário. Esse profissional pode receitar medicamentos e técnicas que podem ajudar a aliviar o medo e a ansiedade do seu pet.
Agora que você já sabe como proteger os pets durante as comemorações da Copa, pode já começar a se preparar para curtir.