Viajar no ano novo é maravilhoso, não é mesmo? Não há nada melhor do que começar o ano conhecendo um lugar diferente e recarregando as energias. No entanto, a preocupação de muitas pessoas na hora de arrumar as malas e zarpar é o gasto que será acumulado ao longo da viagem.
Saiba que é possível aproveitar bem o passeio e ainda fazer o dinheiro render. Uma viagem econômica não é sinônimo de desconforto, pois um planejamento bem-feito pode significar custos abaixo do esperado, preservando o seu orçamento. Trouxemos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa. Continue a leitura!
1. Escolha um destino mais barato para viajar no ano novo
O primeiro passo para economizar é a escolha do destino. Faça uma lista de lugares que você gostaria de visitar e pesquise os valores de cada um. Para ser considerado econômico, o destino deve oferecer opções de hospedagem, alimentação e passeios a preços acessíveis.
Existem cidades turísticas menos badaladas que oferecem opções para todos os bolsos, enquanto alguns pontos famosos são apenas mais caros devido ao maior número de pessoas que o conhecem. Portanto, escolher destinos menos tradicionais pode ser uma ótima opção para reduzir gastos, fugir de lugares muito lotados e ainda ter uma experiência memorável.
2. Como gastar pouco com viagem de carro? E o avião?
Se você for viajar no ano novo de carro, a dica é fazer um bom planejamento antes de colocar o pé na estrada. Defina trajetos evitando pedágios e escolhendo as melhores opções de percursos, dando preferência a rotas mais curtas, sem deixar de lado a sua segurança. Tudo depende de uma boa análise.
Caso você prefira viajar de avião, é necessário muita pesquisa. Para encontrar passagens mais baratas, o ideal é pesquisar com muita antecedência, avaliar quando é o melhor momento para investir no destino que deseja. Compare preços de voos, acompanhe promoções e participe de programas de milhas para conseguir descontos.
3. Opte por hospedagens alternativas ao viajar no ano novo
Hostels são opções bem econômicas para quem não se importa em dividir quartos e, em alguns casos, até o banheiro, com outros viajantes. Mas se engana quem acha que essa modalidade é apenas para aventureiros: em alguns estabelecimentos é possível encontrar quartos privativos confortáveis e mais em conta se comparados com hotéis.
Outra boa opção são as locações de apartamentos, flats ou até casas, via aplicativos e sites. Esse tipo de hospedagem costuma ser mais econômico e, normalmente, quanto mais pessoas acomodadas, mais barato irá ficar, cenário perfeito para viagens em família e amigos. Além disso, você pode ter mais flexibilidade de negociação do valor e formas de pagamento.
4. Compre comida e faça suas refeições
Alugar casas ou apartamentos ao viajar no ano novo também ajuda você a economizar em outro aspecto: a alimentação. Pode até parecer que não, mas a comida também pode causar grande impacto no valor total de uma viagem. Sabemos que provar a culinária local é uma das mais importantes experiências durante o passeio, mas para quem está preocupado em viajar barato, trocar almoços ou jantares por idas ao mercado pode baratear os custos.
Basta alugar casas que possuem estrutura de fogão e utensílios domésticos e você pode fazer algumas refeições e confraternizar com as outras pessoas que estão hospedadas com você, tendo momentos de grande diversão e privativos.
Vale ressaltar que diversas cidades litorâneas vendem frutos do mar a preços muito baixos. Se você for viajar no ano novo para a praia, assim que chegar ao seu destino informe-se sobre as vendas realizadas pela comunidade local.
Caso você queira muito comer fora, evite os restaurantes perto das grandes atrações turísticas, pois tendem a ser caros e, às vezes, a qualidade não é boa.
5. Pontos turísticos gratuitos
Boa parte dos destinos oferecem passeios e atrações gratuitas para aproveitar. Em alguns, os principais pontos turísticos das cidades não cobram a entrada ou oferecem condições especiais. Existem inúmeras praias, monumentos e lugares históricos espalhados pelo Brasil que você pode aproveitar sem precisar colocar a mão no bolso.
Inclua no seu roteiro algumas praças, museus e atrativos locais que são abertos ao público, assim você economiza e ainda tem a chance de explorar a cultura do lugar.
6. Cuidado com as compras
Ao viajar no ano novo, administre bem o seu dinheiro quando estiver no destino. Evite gastar com compras desnecessárias que não estavam previstas, como lembrancinhas para toda a família nos pontos turísticos. Busque por opções mais baratas e que façam referência ao lugar ao qual você visitou.
Gostou das dicas para viajar no ano novo sem estourar o seu orçamento e ainda aproveitar o tempo de descanso? Agora, confira dicas para sobrar dinheiro ganhando um salário baixo. Sim, isso é possível!