A cama ideal para crianças

Foto: Fabiano / Adobe Stock

A escolha da cama para crianças deve considerar diversos aspectos, como o tipo e as dimensões do colchão, a altura da cama e grades de proteção - elementos que impactam na saúde, na segurança e na autonomia dos pequenos.

Foto: Freepik

Em termos de altura, uma cama adequada facilita que a criança deite e levante sozinha e com segurança, promovendo a autonomia.

Foto: Imagem gerada por Inteligência Artificial

Já o colchão pode variar. Para crianças pequenas, opte pelas opções com até 40 cm de altura.

Imagem gerada por Inteligência Artificial   

Na fase de transição do berço, a cama com grade de proteção é perfeita, pois garante segurança e liberdade de movimento. A diversidade de modelo ainda permite integrá-la a diferentes estilos de decoração. Atualmente, existem até berços que podem ser montados como caminha.

Imagem gerada por Inteligência Artificial   

Se quer uma opção mais durável, escolha um modelo que se adapte ao crescimento da criança, como a cama com grade de proteção removível.

Foto: Imagem gerada por Inteligência Artificial

A partir de dois anos, a cama montessoriana, que fica quase no chão, é uma excelente escolha. Porém, não é indicada para mães com problemas de coluna.

Foto: Freepik

As camas com gavetas embutidas já são recomendadas para crianças maiores, que não têm problema com altura. Elas são funcionais e otimizam o espaço, sendo uma aliada na organização do quarto.

Imagem gerada por Inteligência Artificial   

É claro que o estilo não pode ficar de fora. Avalie a cor, textura do material, acabamento e detalhes que definem cada estilo, do clássico ao minimalista.

Foto: Ground Picture / Shutterstock

O importante é encontrar o equilíbrio entre segurança, bem-estar e estética, sem abrir mão da durabilidade. Confira mais dicas e inspirações na matéria completa do S&M.