Financiamento imobiliário para autônomos

Foto: Drazen Zigic / Shutterstock

Você tem o sonho de comprar seu primeiro apê, mas é um profissional autônomo? Saiba que é possível conseguir um financiamento imobiliário  mesmo trabalhando por conta.

Foto: Maksym_Irkha / Shutterstock

Há diversas forma de financiar um imóvel. O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é uma opção para compra de imóveis até R$ 1,5 milhão, com prazos de pagamento de até 35 anos e juros limitados a 12% ao ano.

Foto: AciddreamStudio / Adobe Stock

No Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) há maior flexibilidade em taxas de juros e prazos, permitindo financiar até 100% do valor do imóvel, sem limite de valor.

Foto: Sommart Sombutwanitkul / Shutterstock

O Programa Minha Casa, Minha Vida é voltado para a primeira moradia, oferecendo subsídios e taxas diferenciadas para quem ganha até R$ 8 mil por mês.

Foto: Imagem gerada por Inteligência Artificial

Um dos pontos fundamentais para acessar o financiamento, e que gera dúvidas entre os profissionais autônomos, é como comprovar renda.

Foto: Xavier Lorenzo / Shutterstock

Neste caso, você pode utilizar extratos bancários, declarações de Imposto de Renda, recibos de pagamento ou DECORE

Foto: Andrey Arkusha / Shutterstock

Além disso, é necessário apresentar documentos pessoais, certidões negativas de débitos e a documentação do imóvel, como registro de propriedade e IPTU.

Foto: Imagem gerada por Inteligência Artificial

Mas atenção: a parcela do financiamento não deve ultrapassar 30% da renda. Além disso, todos os envolvidos devem ter o nome limpo e sem restrições de crédito.

Foto: Gpointstudio / Shutterstock

Confira os detalhes na matéria completa no S&M