Antes de colocar a mão na massa, forre o chão com jornal para evitar a sujeira. Em seguida, meça com uma trena a altura onde quer colocá-la e faça as marcações na parede com um lápis. Cole fita crepe no lugar onde fará os furos, pois isso evitará que a superfície ao redor da perfuração se danifique.
Em várias lojas de construção ou departamento já são vendidos kits de prateleiras que só vêm acompanhados por buchas e parafusos. Eles são os chamados “modelos de encaixe”, mas o sistema de instalação é o mesmo das prateleiras tradicionais. A única coisa que muda é que, ao invés de fixar o suporte, você vai precisar encaixar a peça direto na bucha com o parafuso.
Se ficar inseguro na hora de furar a parede, opte por modelos sem perfuração. O pegboard é um modelo que não tem a necessidade de usar buchas ou parafusos, pois pode ser colado. Ele é um painel perfurado, geralmente de madeira, que serve para pendurar objetos e prateleiras com o auxílio de pinos ou ganchos.
Só quem tem um animal de estimação sabe o quanto é difícil conciliar o espaço deles com o das plantas. Os suportes de macramê ou tipo pendente com correntes ou cordas ficam ótimas em salas e varandas e perfeitos para manter os pets bem longe dos seus vasinhos.