Um apartamento pequeno pode ser tão aconchegante quanto uma grande mansão. Duvida? Então confira os truques de decoração a seguir e abuse da criatividade. Assim, você vai descobrir que é possível trazer uma sensação de amplitude ao ambiente e ainda torná-lo muito mais aconchegante. São 10 sugestões simples, fáceis de colocar em prática e que vão te surpreender.

1 . Use cortinas colocadas diretamente do teto

Essa dica é ótima para dar a ilusão de que o apartamento tem o pé direito alto. Se tiver dúvidas sobre qual modelo usar, clique nessa matéria que fizemos sobre cortinas.

2 . Ignore a mesa de centro em apartamento pequeno

Apesar de estiloso, esse acessório impede a circulação e ocupa grande espaço. Dê preferência às mesas do tipo cantoneira ou bancos estofados, que são multifuncionais podem ser colocados nas laterais, servem como apoio e ainda podem ser usados como assento extra.

3. Use cores neutras

Os tons mais sóbrios ajudam a ampliar visualmente o ambiente. As variações de branco, creme, cinza, bege, fendi (um misto de cinza e bege com um toque de verde), marrom e preto podem atuar como um “pano de fundo” elegante para o ambiente. Além disso, ajudam a trazer mais luz ao ambiente. Pintar do teto ao chão com cores claras ajuda a dar uma ilusão de ótica que o apartamento tem mais espaço do que realmente tem. 

4. As listras tornam o ambiente mais amplo

As verticais têm o mesmo efeito na decoração do que na moda: assim como as pessoas mais baixas podem abusar dessa estampa, os cômodos pequenos também se beneficiam da sensação de amplitude que ela traz. Esse recurso é ótimo para as paredes com tetos rebaixados ou pé direito baixo, pois ajudam a “alongar” o cômodo. Mas vai com calma, preferencialmente escolha uma parede de destaque para aplicar as listras. Em excesso elas podem sobrecarregar visualmente o ambiente.

Já os tapetes com listras horizontais são ideais para ambientes pequenos, principalmente as salas. Além de decorativo, eles ajudam a dar a ilusão de expansão. Clique e aprenda a escolher tapetes nessa matéria do Sonhar & Morar.

5. Invista em uma estante como cabeceira de cama

Este móvel serve para dois propósitos: economizar espaço e dar mais charme ao ambiente. Você pode dispor nas prateleiras, por exemplo, o abajur, livros, óculos, roupa de cama, controles da TV, entre outras coisas. Essa, também, é uma boa alternativa para quem está mobiliando o primeiro apê e quer poupar dinheiro. Basta comprar uma cama box e uma estante vazada para que o quarto fique charmoso e funcional.  

6. Prefira mesa redonda à quadrada em apartamento pequeno

Esse item fica ótimo sobre um tapete quadrado. O segredo são os cantos arredondados, que facilitam a circulação, além de tornar mais fácil a colocação de mais uma cadeira para acomodar um convidado. O bônus é que ela costuma caber tranquilamente em lugares apertados e não ocupa muito espaço.

7. Espelhos são um truque eficaz para aumentar a dimensão

Quando bem posicionado, o espelho é capaz de fazer um verdadeiro milagre na decoração. Paredes espelhadas e guarda-roupas com espelhos são sempre uma boa pedida, aumentam a sensação de amplitude e até mesmo ajudam na iluminação. Um espelho posicionado na parede em frente à janela, por exemplo, pode fazer com que o apê fique muito mais iluminado. Mas cuidado onde colocar o espelho, segundo o feng shuy, quando posicionados diretamente para a cama ou sofá, ele pode causar tensões emocionais nas pessoas.

8. Aproveite o espaço vertical nas paredes

Use ganchos e prateleiras para organização, camas suspensas com escrivaninha, armários e prateleiras aéreos… Abuse dos espaços verticais do seu apartamento. Quando se vive em espaços pequenos, uma boa dica é tirar o que puder do “meio do caminho”. Assim, o local ficará mais livre para a circulação e, consequentemente, dará a sensação de ser maior.   

9. Compre móveis multiuso

Não só os espaços verticais do apê podem ser aproveitados. Camas com baú, sofás cama e armários com cama são bons exemplos de móveis que economizam espaço e são muito úteis. Mas, apesar de serem multiuso, essas peças não fazem milagre: é importante tirar as medidas certas dos espaços antes de comprar os móveis.

10. Decore o apartamento pequeno com plantas

Além de embelezar os ambientes, as plantas dão uma sensação de profundidade. Quando colocadas em cantos ou pendentes, elas se tornam um ponto focal, fazendo com que o cômodo ganhe uma impressão de ser mais amplo. Além disso, elas funcionam como umidificadores e perfumadores naturais de ar. Há, ainda, as opções pet friendly, que fazem a alegria dos pets.

O mais importante é ter em mente que espaços pequenos não combinam com excessos. No mais, coloque em prática essas dicas e, certamente, você vai se surpreender, transformando seu apartamento pequeno em um apê compacto, funcional e lindo!   

Tags