A iluminação de uma casa não cumpre apenas o papel de deixar os ambientes claros. Ela também assume a função decorativa, além de aliar estética e funcionalidade por meio de lâmpadas, luminárias e pendentes.

As luzes tornam os espaços mais agradáveis, aconchegantes e relaxantes, a depender do propósito do espaço. Como se não bastasse, ajudam a situar as pessoas no ambiente e facilitar a localização, melhorando assim o campo visual.

1. Considere o uso do espaço

lâmpadas e luminárias 1

Como a iluminação deve ser funcional, antes de comprar lâmpadas e luminárias, avalie o tamanho, estilo e o propósito do espaço: é uma sala de TV? é um quarto? é uma cozinha? é uma sala de estar?

A luz ideal para cozinhar, por exemplo, não é a mesma luz adequada para receber as visitas. É importante considerar também se há idosos na residência, pois quando existem moradores da terceira idade, a casa precisa ser mais iluminada.

2. Conte com a ajuda de profissionais

lâmpadas e luminárias 3

Se possível, encomende um projeto luminotécnico com engenheiros ou arquitetos, pois isso facilita na hora da compra das lâmpadas e luminárias, além de ajudar a definir se a iluminação indireta ou direta é a melhor opção. Caso não dê, faça um esboço do que você quer, tire as medidas do ambiente e peça orientação dos próprios vendedores. Pergunte sobre a durabilidade das lâmpadas, procure saber sobre os diferenciais das luminárias e peça informações sobre o consumo.

3. Conheça os tipos de lâmpadas e luminárias

lâmpadas e luminárias 2

Existem vários tipos de lâmpadas e luminárias disponíveis no mercado e é preciso conhecê-las para acertar na escolha. As mais comuns são as seguintes:

  • PAR20, PAR30 e dicróicas: usadas para a iluminação geral dos ambientes.
  • AR48, AR70, AR111 e minidicróicas: usadas para fins decorativos e para dar destaque aos objetos.
  • Fluorescentes: usadas para uma iluminação mais difusa e indicadas para lugares que precisam de muita luz, como cozinhas e escritórios.
  • Lâmpadas de LED: mais econômicas e duráveis que as lâmpadas halógenas, apesar do custo de aquisição ser maior.
  • Luminárias: existem luminárias rústicas, de tecido, de papel, de acrílico, de cristal. Ao escolhê-las, é preciso considerar o estilo do ambiente.
  • Fitas de LED: esse sistema inovador de iluminação pode ser aplicado diretamente em sancas.