Os cadeirantes costumam passar por dificuldades em uma casa comum, não alcançando determinados objetos ou não conseguindo circular direito pelos ambientes. Para resolver esse tipo de problema, um projeto arquitetônico precisa levar em consideração essas limitações e incluir soluções que garantam conforto e praticidade ao dia a dia dessas pessoas.
A decoração acessível para cadeirantes precisa contribuir também com um dia a dia mais independente, com condições que respeitem a autonomia dessas pessoas. Confira algumas dicas para deixar o quarto dos cadeirantes mais acessível e confortável:

1. Móveis

cadeirantes 5

Tudo precisa ser planejado em função da mobilidade do usuário dentro dos cômodos. Por isso, prefira encostar os móveis nas paredes e deixar o espaço central livre para circulação. Quanto aos itens mobiliários, prefira peças que tenham cantos arredondados para evitar colisões dolorosas.

2. Revestimento

Use pisos antiderrapantes para revestir o chão e evite as peças polidas. E já que o assunto é o chão, nada de degraus, tapetes e cuidado com objetos deixados chão para não atrapalhar a circulação da cadeira.

3. Tudo ao alcance das mãos

cadeirantes 6

Tudo precisar estar acessível ao cadeirante, o que justifica a necessidade de algumas adaptações. A altura máxima de alcance é de 1,35 m, por isso os objetos não podem estar guardados em prateleiras altas. Locais como pias e mesas precisam partir do mesmo princípio.

A cama deve apresentar a mesma altura da cadeira de rodas e a escrivaninha necessita de algumas mudanças. Além da altura, é preciso um vão livre mais largo, que permita o encaixe perfeito da cadeira, com alcance manual frontal.

4. Adaptações

cadeirantes 3

Além das adaptações no mobiliário, algumas mudanças estruturais precisam ser levadas. É recomendado que as tomadas, por exemplo, fiquem a uma altura entre 60 cm a 75 cm do chão. No banheiro, a instalação das barras para apoio é fundamental.

Se você quer um apartamento que inclua essas especificidades para garantir o conforme, a segurança e a autonomia dos cadeirantes, consulte os imóveis da MRV, que incluem unidades adaptadas.

Tags