Imagina fazer o bem e ainda receber por isso? Claro que ninguém adota boas atitudes esperando vantagens, mas quando elas vêm por merecimento, não se tem do que reclamar. Prova disso é que ao colaborar com a sustentabilidade, você não só ajuda o meio ambiente como também economiza um bom dinheiro… e não há mal nenhum nisso! Veja abaixo alguns hábitos sustentáveis que podem te fazer poupar.  

1 – Separar o lixo pode render dinheiro

sustentavel

Essa dica até parece “chover no molhado”, mas não é. Muita gente ainda não faz a coleta seletiva de lixo e, com isso, pode estar perdendo um bom dinheiro. Na Bahia, por exemplo, a empresa Neoenergia troca latinhas e garrafas PET por lâmpadas LED ou descontos na conta de luz. Mas em vários lugares do País já existem pontos de venda de lata ou lacre de alumínio, cujo quilo pode chegar até R$ 3,50. Você ainda pode simplesmente doá-los para uma campanha como a Lacre Solidário da concessionária SPMAR, em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que usa a venda desse material para comprar cadeiras de rodas para portadores de doenças físicas.

2 – Economizar água e energia ajuda a poupar dinheiro

sustentavel

Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou o registro do chuveiro na hora do banho é uma atitude sustentável e inteligente. Ao reduzir o tempo de banho, inclusive, você pode fazer uma economia e tanto, já que o chuveiro é um dos grandes vilões da conta de luz. Esse mesmo princípio vale para a hora de lavar a louça. A melhor alternativa é ensaboar todas as peças de uma só vez antes de enxaguá-las. 

3. Otimizar o uso da máquina de lavar faz diferença no final do mês

Lavar a roupa é muito necessário, mas não precisa ser um hábito diário. Ela é um excelente eletrodoméstico, mas se não for bem usada pode desperdiçar muita água e, consequentemente, dinheiro. Acumule as roupas e separe um único dia da semana para lavá-las. Além disso, reutilize a água da máquina de lavar para limpar pisos e calçadas. Veja aqui como usar os eletrodomésticos de uma forma mais eficiente.

4 – Utilize mais a iluminação natural

sustentavel

O consumo de energia é algo que pode impactar bastante o orçamento familiar. Aproveite que a primavera está chegando para substituir a cortina pesada pelas de tecidos mais leves como o voil ou persianas retráteis. Dessa maneira,  não haverá a necessidade de manter as luzes acesas e você vai aproveitar mais a luz natural. Ah, e não se esqueça de substituir todas as lâmpadas incandescentes por LED, que geram uma economia substancial de energia.

5 – Invista numa horta em casa

sustentavel

Além de ter disponível alimento fresco em casa, isso ajuda a economizar com as compras na feira. Uma boa dica é começar com temperos simples, como cebolinha, manjericão e salsinha. Se tiver espaço, você pode expandir a horticultura para vasinhos ou floreiras para conduzir o plantio de hortaliças e legumes. Aprenda 6 dicas para fazer uma horta caseira.

6. Deixe o carro na garagem e ganhe em qualidade de vida

Em tempos de alta da gasolina, esse é um hábito que tem que ser avaliado – ou adotado – pra já! Vá de bicicleta, transporte público, moto elétrica ou a pé, mas não comprometa o seu suado dinheiro com esse gasto que impacta tanto o meio ambiente e o orçamento familiar. Para se ter uma ideia, em apenas dois dias andando de carro, você emite a mesma quantidade de CO2 (gás poluente gerado pelo combustível) equivalente há um mês usando metrô. Além de ficar mais saudável, você ainda economiza com academia!

Quanto mais hábitos sustentáveis você tiver, mais vai economizar e mais disponibilidade de recursos naturais terá no futuro. Boas ideias e iniciativas podem fazer toda a diferença na vida da sua família e na da comunidade onde vive. Entenda mais sobre sustentabilidade nessa matéria sobre o ODS, plano de mudança de hábitos proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).