Ao longo do tempo, pequenos reparos em casa precisam ser feitos. Às vezes, alguma peça se desgastou devido à falta de manutenção ou até mesmo mau uso. A torneira passa a pingar sem parar, o chuveiro não esquenta mais, a pia fica entupida, entre outros problemas que causam transtornos.
Em situações como essas, é comum pensar em chamar algum profissional, mas saiba que esses pequenos reparos são mais simples do que você imagina e podem ser feitos por você mesmo, economizando tempo e dinheiro. Confira a seguir!
Pequenos reparos em casa com segurança
Antes de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, é fundamental ressaltar a importância dos acessórios de segurança, os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para evitar acidentes. Diversos EPIs podem ser adquiridos para se ter no armário na hora de realizar pequenos reparos em casa, entre eles:
- Luvas de borracha para evitar machucados nas mãos;
- Óculos de proteção facial para não sofrer infecções ou irritações com possíveis respingos de materiais;
- Máscaras N95 ou PFF2 para se proteger do pó gerado por alguns consertos;
- Botas de segurança para proteger contra impactos, choques e agentes químicos.
1. Corrigir imperfeições nas paredes
Algumas correções de imperfeições nas paredes podem ser realizadas por você, como buracos e rachaduras na superfície. Para fazer o reparo de buracos, por exemplo, será necessário utilizar massa corrida. Basta aplicar a massa com uma espátula e esperar secar. Após essa etapa, passe uma lixa fina para igualar a área.
No caso de rachaduras, o processo é o mesmo, mas antes é preciso verificar se a trinca não coloca em risco a estrutura da construção. Para descobrir, dê uma batida leve no local com o punho fechado. Se ouvir um barulho oco, de fato, vai ser necessário entrar em contato com um especialista para fazer o serviço.
2. Trocas de interruptor
O primeiro passo para fazer esse pequeno reparo em casa é desligar a energia do cômodo que precisa da manutenção, garantindo a segurança ao substituir a peça. Depois disso, tire a capa protetora, remova os parafusos que fixam o interruptor na parede, puxe-o para fora e desconecte os fios com cuidado.
Em seguida, conecte-os novamente e encape-os com fita isolante. Recoloque a tampa e religue a energia.
3. Consertar torneiras
O barulho de água pingando ou de vazamento incomoda os ouvidos e ainda é prejudicial para o bolso e para o planeta. No entanto, consertar uma torneira e acabar com o vazamento é bem simples.
Comece fechando o registro, depois solte a tampa superior da torneira com um alicate e retire o parafuso interno com uma chave de fenda. Logo após, solte a parte superior da torneira usando uma chave inglesa para retirada do pino central e substituição do vedante (courinho). Finalize, montando a torneira novamente.
4. Trocar a resistência do chuveiro
Imagina aqueles dias bem frios, você abre o chuveiro desejando tomar um banho quente e a água não esquenta. Situação terrível, não é mesmo? Mas é uma adversidade que pode ser contornada facilmente.
Desligue o disjuntor referente ao seu banheiro para evitar acidentes. Retire o chuveiro da parede rosqueando-o. Abra-o e, com um alicate de bico fino, remova a resistência queimada. Coloque a nova resistência com precisão, pois uma folga pode desgastar com mais facilidade seus contatos e durar pouco tempo. Feche o aparelho e instale-o na parede novamente.
5. Desentupir pias
Na maioria dos casos, o problema pode ser resolvido de modo simples: encha o tanque ou pia com água e pressione o ralo com o desentupidor. No entanto, há situações que exigem outras soluções.
Você pode usar uma xícara de sal e outra de bicarbonato de sódio misturados com água fervendo para jogar no ralo. Basta esperar alguns minutos para o resultado. Se o problema persistir, forre a frente da pia, criando uma barreira com alguns panos a fim de evitar que a sujeira se espalhe. Com luvas de limpeza, desenrosque o sifão, localizado embaixo da pia ou tanque na direção do ralo, jogando fora os componentes que estiverem impedindo a passagem pelo cano. Em seguida, realize uma limpeza do encanamento com o auxílio de uma escova e coloque o sifão novamente na posição anterior.
6. Fechaduras ou cadeados emperrados
Quem nunca teve dificuldades em abrir uma fechadura emperrada ou aquele cadeado velho? Isso tem solução! Coloque um pouco de grafite em pó ou óleo no cilindro da fechadura. Retire e coloque a chave algumas vezes para espalhar o material. Essa iniciativa pode ser feita até mesmo como medida de manutenção, antes do defeito aparecer..
7. Limpeza de manchas e mofo
Muitas vezes, as paredes apresentam marcas e mofo que deixam o ambiente com o aspecto de sujo e ainda provoca odores desagradáveis. O mofo, inclusive, pode ser prejudicial para a sua saúde, por isso, é importante removê-lo. Existem mofos que não precisam de reparos grandes ou uma pintura para desaparecer, basta fazer uma limpeza específica para se livrar deles.
Por isso, quando as manchas forem provocadas por mofo, faça uma solução de vinagre e água em partes iguais, aplique na parede, espere agir e enxágue com um pano molhado. Já em manchas de mofo mais densas e maiores, a dica é substituir o vinagre por água sanitária.
Para eliminar manchas, use uma mistura de detergente neutro e água morna, já que o sabão consegue eliminar tanto a sujeira comum, quanto as marcas de mãos, que contêm gordura. Aplique a mistura com um pano de microfibra ou esponja macia. Vale ressaltar que não precisa usar força excessiva, pois pode danificar a camada de tinta. Percebeu como fazer pequenos reparos em casa não é complicado? Agora que você já sabe das dicas, é hora de saber os materiais que integram o kit básico para ajudar a fazer a manutenção doméstica.