Dia das Crianças chegando e as expectativas delas aumentam a cada dia. Seja por conta de um presente, por um momento especial ou por uma tarde despreocupada para simplesmente fazer o que a maioria delas adora: brincar.

Se a grana está curta e não vai “rolar” aquela tarde no shopping com cinema, pipoca e lanche na saída do filme, fique tranquilo, seus “problemas acabaram”! Você pode criar uma tarde incrível proporcionando diversas experiências, brincadeiras e atividades, incluindo um cineminha na sala, que seus filhos irão amar. Afinal, para as crianças tudo pode virar uma experiência divertida: você pode se surpreender ao vê-los entretidos construído mini cidades com sucata; animados procurando a próxima pista de um caça ao tesouro; decorando cupcakes com confeitos; desenhando e pintando em folhas e mais folhas para montar uma exposição, entre tantas outras atividades. Confira as ideias de brincadeiras para o Dia das Crianças perfeito!

1. Jogo da bola de doces

As crianças gostam de desembrulhar pacotes. Então que tal embrulhar balas, bombons e pirulitos? 

brincadeiras para o dia das criancas
Reprodução: www.mustruninthefamily.com

Pegue um doce e embrulhe no com o papel de qualquer tipo – de pão, presente, embalagem, de seda, entre outros. Depois, pegue outro doce, coloque em cima do embrulho que você já fez e embrulhe novamente, criando uma nova camada. Prossiga dessa forma, doce a doce, até ter diversas camadas. 

Com a bola de doces pronta, chame as crianças para uma roda. Cada criança deve tirar uma camada de papel e ficar com o doce que ali estiver. 

Se quiser incrementar a brincadeira, em algumas camadas troque o doce por moedas ou notas de R$ 2. Se quiser dar um toque a mais de emoção, pode brincar de bata quente. Mas, neste caso, assegure-se de, ao final, todos terão doces para comer juntos.

2. Caça ao tesouro

brincadeiras para o dia das criancas

Toda criança gosta: uma pista que leva a outra, que leva a outra até chegar no tesouro. E o tesouro, neste caso, pode ser coisas simples, como doces ou pequenos brinquedos.

As pistas precisam estar de acordo com a idade e o conhecimento da criança. Podem estar associadas às matérias da escola, aos objetos e cômodos da casa ou às preferências das crianças. Por exemplo:

Pista 1: “Água em estado sólido”. Esta é a pista que você irá entregar na mão da criança, quando a próxima pista estiver no freezer, onde há gelo. Lá, a criança deve encontrar um papel com outra pista que leve a outro local.

Pista 2: “Várias cores, formatos e tamanho. Doce e de comer.”  Resposta: Fruteira.

Pista 3: “Quero uma comida quentinha.” Resposta: Dentro do micro-ondas.

E assim por diante, até que a última pista leve ao tesouro.

Você pode dificultar as pistas conforme a idade: continhas de matemática, leitura no espelho, entre outras. Se, ao contrário, seus filhos ainda não aprenderam a ler, você pode fazer as pistas com desenhos.

3. Gincana digital 

brincadeiras para o dia das criancas

Quer que as crianças saiam um pouco do apartamento mas elas querem ficar grudadas ao celular? A dica é uma gincana digital! Faça uma lista de coisas que as crianças precisam tirar fotos, o grupo ou a dupla que chegar primeiro com todas as fotos, ganha. 

Para fazer uma lista, pense em objetos que tenham no parquinho e explique que só vale nesse local. A lista pode incluir: pedra, areia, barro, um objeto redondo ou circular, um inseto, uma flor, um brinquedo, local para comer, um número par, outro ímpar, algo em sua cor natural, um objeto pintado etc. Qual a criança que não gosta de um desafio? Prêmio? Doces, claro!

Mas, cautela, evite pedir fotos de objetos que fiquem em locais perigosos, incluindo garagem, piscina e academia. Dependendo da idade da criança, a companhia de um adulto é fundamental.

4. Filme de ação

O bom de estar com crianças é que o “mundo do faz de conta” realmente existe. Então aproveite e estimule a imaginação. Uma sugestão é transformar um cômodo da casa em um museu com uma peça rara e protegida por um amplo sistema de segurança. Monte pequenas armadilhas e obstáculos para que as crianças tentem superá-los e chegar até a peça especial – mais uma vez, pode ser um prêmio simbólico, como uma cesta de doces para compartilhar.

5. Piquenique

Uma das vantagens de morar em condomínio é a quantidade de crianças que nele podem residir. 

Motivos para fazer um piquenique e reunir a turminha não faltam. Pode ser a festa das bonecas, uma “pool party” – festa na piscina, campeonato de futebol e tantas outras coisas que as próprias crianças inventam. 

E que tal um dia no parquinho? Neste caso, vale trocar o almoço por lanchinhos que podem ser compartilhados durante as brincadeiras, como empanadinhos de frango, batatas fritas, mini lanchinhos… vale até transformar a brincadeira em um acampamento. Os pais podem se revezar na monitoria dos pequenos.

6. Colar e criar

Aproveite itens recicláveis, como tampas de plásticos, tampinhas e garrafas pet, potes e caixas, evitando apenas os objetos pontiagudos ou cortantes e deixe a imaginação correr. Se precisar de ajuda, a internet traz um monte de coisas que podem ser construídas, como uma casinha, uma bolsa feita com caixa de ovo, um supermercado, uma obra de arte, entre tantas outras coisas. Mas lembre-se de que o mais legal é a construção, o processo em si, e não o resultado final. 

7. Pipoca, filme e lençol

Pegue um lençol e amarre onde der para fazer uma tenda em cima do sofá ou da cama. Coloque os travesseiros, almofadas, estoure pipocas. Vale também alguns doces. Coloque aquele filme divertido e permita que, hoje, as crianças durmam mais tarde. 

Proporcionar este momento de cinema em casa é divertido para fazer com os pais ou com os amigos.

No final do dia, as brincadeiras para o Dia das Crianças vão se refletir na alegria dos pequenos ou mesmo naquele sono profundo de quem esgotou todas as energias – sua melhor recompensa!

Tags