Camas sobrepostas sempre foram populares em quartos compartilhados por sua capacidade de economizar espaço e acomodar mais pessoas. No entanto, nos últimos anos, novos modelos de beliche surgiram, trazendo uma abordagem mais moderna e inovadora. Veja como você pode usar essa dupla – até mesmo tripla – de cama para otimizar o espaço do quarto e, ainda, deixar o seu apê muito mais descolado.

Nova proposta para uso do beliche traz design personalizado

Esse modelo de camas integradas agora estão disponíveis em uma ampla variedade de estilos, tamanhos e materiais, permitindo que os consumidores escolham uma opção que se adapte perfeitamente às suas necessidades e gostos pessoais. Eles podem ser feitos sob medida para se encaixarem em espaços específicos, com recursos adicionais, como escadas embutidas, prateleiras de armazenamento ou até mesmo um espaço de trabalho integrado.

Beliche ou bicama? 

beliche

A diferença entre beliche e bicama está basicamente nas estruturas. No beliche, uma cama fica sobre a outra, ficando as duas aparentes. Geralmente, comporta uma escada para dar acesso à cama de cima. Já a bicama, embora também seja composta por duas camas, uma delas fica escondida na parte debaixo, como se fosse uma gaveta do tamanho do colchão.

Ambas são perfeitas para quem precisa poupar espaço no cômodo e podem, inclusive, serem integradas. Mas, no caso do beliche, lembramos que ele não é a melhor opção para bebês e idosos, pois a cama de cima pode ter um acesso mais difícil.

Qual é a idade ideal para o uso do beliche?

Acima de tudo, é recomendado que crianças menores de seis anos não durmam na parte superior do beliche, apenas na inferior, para evitar quedas. Já para crianças mais velhas, é importante que a parte superior tenha uma proteção para prevenir acidentes. É preciso também ressaltar que, primordialmente, os idosos não durmam na parte de cima.

Diversidade, estilo e funcionalidade

Foi-se o tempo em que o beliche era apenas uma cama com no máximo uma escada para subir na parte de cima. Atualmente, há beliches para todas as necessidades. Separamos abaixo os modelos mais usados atualmente na decoração de interiores.

Multifuncional

beliche

Se você precisa de um modelo do tipo “mil e uma utilidades”, opte por uma cama multifuncional, com gavetas acopladas, escrivaninha embutida, prateleiras e até mesmo um armário embutido. Eles podem ser encontrados em lojas de departamento ou feitos sob medida.

Beliche com gavetas

beliche

Possui armazenamento extra na parte inferior do móvel, proporcionando uma solução de armazenamento extra para roupas, roupas de cama, brinquedos, entre outros itens. Essa opção é especialmente útil em quartos com pouco espaço para armários adicionais.

Escada embutida

Ao invés de ter uma escada separada, escolha um beliche que tenha a escada integrada à estrutura, economizando, assim, espaço no quarto. Cada degrau da escada pode até mesmo ser utilizado como gaveta, se projetado com essa finalidade.

Montessoriano

Foto: Casa Tema/Divulgação

É projetado para crianças seguindo os princípios da pedagogia Montessori. Ela possui uma estrutura mais baixa, sem a tradicional grade de proteção, e escadas menores, o que permite à criança ter mais autonomia e liberdade de movimento, respeitando seus desenvolvimentos motor e emocional. São modelos mais seguros e lúdicos, podendo ser encontrados em formato de casinhas, cabanas e chalés.

Infantil

É especialmente projetado para crianças, com cores e designs mais lúdicos e uma estrutura mais segura, com grades de proteção e degraus baixos. É uma opção divertida para os pequenos que dividem o quarto com irmãos ou amigos.

Com escrivaninha

É ideal para quartos de crianças e adolescentes que precisam de um espaço para estudos. Nesse modelo, a parte inferior do móvel é composta por uma escrivaninha, enquanto a cama fica na parte superior. É uma opção que garante a otimização do espaço, unindo o conforto da cama com a praticidade de uma área de estudos.

Com escorregador

Foto: Casa Vogue/Divulgação

Também é uma ótima opção para crianças. Além de possuir as camas tradicionais, conta com um escorregador para diversão dos pequenos. Por isso se torna uma opção perfeita para criar um ambiente lúdico e divertido no quarto infantil.

Articulável

É uma solução versátil e flexível, pois é possível alterar a posição das camas conforme a necessidade. É ideal para quartos multifuncionais ou para quem gosta de mudar a disposição dos móveis com frequência. Geralmente, esse modelo possui camas que podem ser levantadas ou abaixadas, permitindo diferentes configurações no ambiente.

Cama de casal 

Foto: Casa Tema/Divulgação

Essa é uma opção ideal para quem tem quarto pequeno, mas precisa acomodar mais de uma pessoa. O beliche possui uma cama de casal na parte inferior e uma cama de solteiro em cima. É perfeito para casais que ainda se sentem inseguros em deixar o filho dormir no próprio quarto ou para ser usado em quartos de hóspedes.

Cama auxiliar

Conta com duas camas na parte superior e inferior, além de possuir uma terceira cama retrátil, geralmente localizada na parte de baixo do móvel. É uma opção bastante funcional para quartos compartilhados ou para receber visitas, pois proporciona o máximo aproveitamento do espaço disponível.

Design moderno

É ótimo para quem curte decoração e pretende dar um ar mais contemporâneo ao quarto. O móvel pode ter linhas mais retas, acabamentos em metal, madeira de tons escuros, entre outros detalhes que trazem um toque atual para o ambiente.

Dobrável

Se você precisa otimizar o espaço, mas não quer ter a cama de solteiro sempre montada, essa é a solução ideal. Opte por um modelo dobrável, pois ele pode ser recolhido durante o dia, deixando o espaço livre e o cômodo mais arrumado.

Iluminação embutida

Projetos com iluminação de LED na escada ou nas prateleiras trazem um ar mais moderno e funcional para o quarto. Alguns beliches, inclusive, estão integrando sistemas de iluminação LED e alto-falantes Bluetooth para oferecer uma experiência mais moderna e conveniente ao usuário. Além disso, também podem ter tomadas elétricas e portas USB embutidas, permitindo carregar dispositivos eletrônicos com facilidade.

Nichos e prateleiras

Beliches com opções de armazenamento extra na estrutura podem ajudar na organização de livros, objetos decorativos e outros itens. Para além disso, a decoração do quarto ficará muito mais charmosa.

Beliche em L

Tem esse nome por conta da posição das camas que formam a letra L no canto do quarto. Esse formato permite, por exemplo, que você tenha mais espaço embaixo da cama superior para colocar outros tipos de móveis, como uma escrivaninha ou uma cômoda colorida.

Lembre-se, porém, de sempre considerar o tamanho do quarto, o número de pessoas que irão utilizar o beliche, assim como a qualidade e segurança do produto antes de fazer a compra.

Como escolher a dupla de cama certa para meu espaço?

Em primeiro lugar, é importante medir todo o espaço onde pretende colocar o seu beliche. Uma dica é considerar também a área que sobra ao lado dele, pois é preciso um espaço confortável para locomoção e também para subir e descer do móvel. 

O tamanho mais comum de colchão para beliches de solteiro são os de 188 cm x 88 cm. Já o da parte de baixo dos beliches com cama de casal costumam medir 1,88 m x 1,38 m. Vale frisar, porém, que é importante sempre conferir a medida do seu beliche, para não acabar comprando um colchão errado.

A nova era do beliche está trazendo uma abordagem inovadora, combinando design personalizado, funcionalidade, conforto e tecnologia. Não apenas uma solução prática e econômica, mas também uma opção estilosa para quartos compartilhados.