Nos últimos anos, o estilo aesthetic tem ganhado destaque e admiradores por sua mistura de elementos vintage, minimalismo e toques contemporâneos. Você já tinha ouvido falar disso? Vem que a gente te explica como esse décor difundido nas redes sociais pode transformar os cômodos da sua casa, criando espaços encantadores e cheios de estilo.

O que é o estilo aesthetic?

aesthetic

É uma estética visual que busca resgatar elementos vintage e retrô, como imagens nostálgicas e pop, cores vibrantes e referências a décadas passadas, sobretudo nos anos 1980 e 1990. É um estilo que remete à ideia de escapismo, permitindo que as pessoas mergulhem em um mundo idealizado e romântico.

O movimento aesthetic emergiu do Tumblr, quando os jovens começaram a misturar o estilo moderno com peças retrô. A base deste movimento gira em torno da estética, ou seja, considera a natureza da beleza, da arte e o gosto por tudo o que é belo de se ver.

Características do estilo aesthetic:

1. Permite o uso de cores vibrantes e tons pastéis, ao mesmo tempo

aesthetic
Imagem gerada por inteligência artificial

Este é um estilo eclético que pode comportar tanto cores vibrantes quanto tons pastéis. As cores vibrantes e saturadas, como o rosa, em sua versão vibrante, azul e roxo, são escolhidas para criar um ambiente mais enérgico e impactante. Desta maneira, podem ser usadas em detalhes como móveis, objetos de decoração ou mesmo em paredes; Já os tons pastéis ajudam a trazer uma atmosfera tranquila e acolhedora ao ambiente. As cores rosa em sua tonalidade clara, lavanda e amarelo, por exemplo, são perfeitas para serem utilizadas em paredes, tecidos, almofadas e outros elementos decorativos. 

Você ainda pode fazer uma combinação das cores saturadas com tons pastéis para ter um ambiente cativante. No estilo também se utiliza muito os tons neon, que remetem bastante aos anos 1980 e ajudam a trazer um certo ar vintage para a decoração. 

As cores características do aesthetic podem variar, mas as mais populares são:

  • Rosa pastel;
  • Azul celeste; 
  • Lilás lavanda;
  • Amarelo suave;
  • Verde menta;
  • Pêssego (a cor de 2024);
  • Turquesa;
  • Roxo neon; 
  • Amarelo neon; 
  • Rosa neon. 

Essas cores são frequentemente combinadas em paletas harmoniosas para criar uma estética vintage, retrô ou dos anos 1980. No entanto, é importante ressaltar que a estética aesthetic é altamente personalizável e as cores podem variar de acordo com as preferências individuais. 

2. Imagens vintage e retrô

Valoriza a utilização de imagens vintage e retrô, como polaroids, fitas cassetes e telefones antigos. Esses elementos evocam uma sensação nostálgica e despertam lembranças do passado.

3. Fontes e tipografias criativas

Para adicionar ainda mais personalidade ao estilo aesthetic, é comum o uso de fontes e tipografias criativas. Elas podem variar desde fontes manuscritas até textos em estilo gráfico, contribuindo para a estética única e eclética desse estilo.

4. Incorporação de elementos pop

Projeto Iná Arquitetura (Foto: Maira Acayaba/Casa.com.br)

O estilo aesthetic muitas vezes mescla elementos da cultura pop, como ícones de filmes, músicas e séries em seus designs. Isso cria uma conexão direta com o público e adiciona um toque contemporâneo ao decor.

Aplicação do estilo aesthetic

Pode ser utilizado em várias áreas, desde moda e design de interiores até a criação de conteúdo nas redes sociais, onde é comum, por exemplo, os feeds com uma paleta de cores coerente, filtros vintage e fotos que transmitam um ar romântico. Já na moda, roupas com influência vintage, estampas retrô e acessórios únicos são características frequentes desse estilo.

Na decoração de interiores, ele traz uma atmosfera visualmente agradável, combinando elementos vintage, retrô, futuristas, minimalistas e elementos da cultura pop para criar um ambiente único.

Veja como usar o estilo aesthetic para transformar os cômodos da sua casa

Minimalismo encantador

Esse estilo busca a simplicidade, com menos é mais, utilizando tons suaves e neutros para criar uma atmosfera tranquila. Nas paredes, opte por cores pastéis, como rosa pálido, azul bebê e tons suaves de verde. Isso proporcionará uma sensação de leveza ao ambiente, permitindo que outros elementos se destaquem.

Toques vintage 
Foto: Lukas Bato/ Unsplash

Peças antigas, como móveis de época ou objetos decorativos retrô, que podem ser facilmente encontradas em brechós e lojas especializadas, ajudam a trazer mais personalidade aos espaços. Um relógio de parede antigo, um telefone de disco ou uma máquina de escrever antiga, por exemplo, podem se tornar verdadeiros destaques na decoração, adicionando um toque de charme nostálgico.

Plantas e natureza 

Opte por espécies como suculentas, samambaias e cactos, que adicionam vida e frescor aos cômodos. Além disso, elementos naturais, como móveis de madeira ou tapetes de fibras naturais, ajudam a criar uma sensação de conexão com a natureza, trazendo equilíbrio e serenidade aos ambientes.

Detalhes contemporâneos

Para atualizar o estilo aesthetic e trazê-lo para os dias atuais, é importante adicionar toques contemporâneos à decoração. Portanto, lustres modernos, cadeiras de design arrojado ou acessórios de iluminação diferenciados podem complementar perfeitamente o estilo, criando um contraste interessante entre elementos antigos e contemporâneos.

Acessórios pessoais
Foto: Reprodução/ Enfeite Decora

Além da paleta de cores suaves e pastéis, como rosa, lilás, azul claro e amarelo, o uso de estampas florais, xadrez, poás e listras também é bastante popular. Nesse sentido, é comum encontrar elementos fofos nos quartos, como pelúcias, almofadas com estampas delicadas, luzinhas, quadros com frases inspiradoras, entre outros.

Ao utilizar esse estilo na decoração dos cômodos da sua casa, você estará criando espaços únicos, cheios de personalidade e que refletem o seu gosto pessoal. Portanto, não tenha medo de brincar com as cores, inserir elementos nostálgicos e adicionar toques modernos. Deixe sua criatividade fluir e transforme sua casa em um espaço encantador.