Ter uma bancada para fazer refeições rápidas se tornou, praticamente, uma necessidade da vida moderna. E, vamos combinar que comer sentado no sofá, com o prato apoiado nas mãos, não é o jeito mais confortável, saudável e sociável de se alimentar, não é mesmo? A seguir, trazemos algumas ideias simples para quem mora num apê pequeno, mas precisa criar um local mais funcional e charmoso para as suas fast foods.
Invista em mesas dobráveis
Você tem um espaço na parede da cozinha ou da sala sobrando? Que tal aproveitá-lo para colocar uma mesa dobrável estilo “abre e fecha” para fazer suas refeições? Elas podem ser usadas conforme a sua necessidade e o espaço fica muito mais funcional. Mas, lembre-se de observar bem a qualidade das travas de segurança para evitar acidentes. A bancada também pode ser fixada à parede, mas o ideal é que seja mais compacta para ser montada num canto onde não atrapalhe a passagem.
Bancada de parede otimiza a circulação
Uma outra ótima opção para espaços pequenos são as mesas com pés dobráveis ou removíveis, geralmente vendidas em conjunto com banquetas. Esse modelo pode ser comprado em conjunto com banquetas e cadeiras também dobráveis e é indicado para quem tem pouca área de circulação e só pretende desdobrá-las no momento de sua utilização. Além disso, ela pode ser utilizada como apoio na hora da preparar a refeição, e ainda ser guardada em qualquer canto – até mesmo debaixo da pia.
Aposte em móveis multifuncionais
Encontrar um armário ou fruteira que servem como mesa, pode ser a solução que você procurava para o seu ambiente. No mercado já existem peças prontas com dupla – até tripla funcionalidade – para atender muitas das necessidades do consumidor. No entanto, em muitos casos, elas podem não ter as medidas exatas que você precisa. Nesse caso, uma alternativa é orçar com um marceneiro um móvel sob medida que, além de caber direitinho no canto que você tem, também caberá no seu orçamento.
Bancada compacta se adequa muito bem a ambientes pequenos
Ambientes pequenos pedem móveis compactos. Em lojas especializadas é possível encontrar peças que se integram em uma cozinha já existente. Caso você ainda esteja na fase da montagem, os modulares podem se transformar na sua melhor opção. Um armário com bancada, prateleiras abaixo e sem portas, pode funcionar como uma mesa sob medida. Isso pode otimizar o espaço e, ainda, trazer mais harmonia à decoração.
Prefira móveis que não comprometam o estilo da cozinha
Misturar móveis de madeiras diferentes em espaços mais compactos pode não ser uma boa saída, pois pode “pesar o ambiente”. Se preferir, por exemplo, em fazer armários planejados de cozinha com cores mais vibrantes, opte por usar uma mesa mais clean com estrutura metálica para não comprometer o projeto. O mesmo serve para as cadeiras e banquetas. Uma alternativa é usar cadeiras Bertoia e Eiffel – que tem um estilo mais compacto – ou banquetas dobráveis com cores mais neutras. Ademais, observe bem o material usado nas peças compradas, preferindo aqueles que sejam mais resistentes ao calor e à sujeira.
Gostou das dicas? O espaço para refeições rápidas, geralmente, pede uma bancada que permita sentar confortavelmente sem precisar colocar a mesa completa. Muitos modelos prontos já são comercializados e podem trazer uma solução simples e criativa para a sua cozinha. O espaço até pode ser menor, mas o prazer de se alimentar bem não. Tente colocar uma dessas ideias em prática, abuse da criatividade e, certamente, você terá mais um cantinho funcional e cheio de charme em seu lar.