Os móveis multifuncionais são versáteis e muito práticos, oferecendo conforto e uma decoração descomplicada. Com eles, você pode otimizar o espaço e até mesmo configurar áreas de diversas maneiras, o que proporciona inúmeras opções para o ambiente.

Por exemplo, o quarto pode ser transformado em home office ou cômodo para visitas. Uma estante pode ajudar a organizar livros, plantas e até dividir o ambiente, entre outras facilidades. 

Pensando nisso, preparamos uma seleção especial de móveis funcionais que, quando usados ​​de forma criativa, podem resgatar o visual e a organização dos diversos cômodos da casa.

O que são móveis multifuncionais e como usar?

Móveis multifuncionais, como o nome sugere, são aqueles que cumprem várias funções em um só item. Desse modo, você pode ter ambientes funcionais que apresentam mais praticidade no dia a dia.

Diferentemente dos móveis que servem somente para decorar a casa, com os móveis multifuncionais você combina duas coisas: a capacidade de decorar e também otimizar os cômodos. Porém, não existe um guia de como usar esse tipo de móvel na decoração, pois isso irá depender do seu espaço e das suas necessidades.

A dica primordial é analisar o espaço que você possui e entender o que precisa para melhorá-lo e torná-lo mais funcional e confortável para todos os moradores. 

Quais são os principais móveis multifuncionais disponíveis no mercado?

Existem muitos móveis multifuncionais que você pode ter no seu lar, como sofás, baús e futons de armazenamento. Porém, existem outras peças de mobiliário que possuem mais usos do que você imagina. Veja a seguir algumas opções que você pode adquirir.

1. Sofá-cama

Você tem convidados em casa e não tem um quarto de hóspedes? Sofás retráteis que se transformam em camas são uma ótima maneira de transformar sua sala de estar em um quarto de hóspedes em minutos. Também pode ser perfeito para quem gosta de passar um tempo em frente à TV assistindo a um bom filme ou série. Afinal, é muito mais confortável assistir suas obras favoritas na cama, não é mesmo?

2. Mesa retrátil

Se você gosta de receber convidados em casa, mas não quer ocupar todo o cômodo com uma mesa grande de jantar, pode optar por modelos extensíveis. As opções são infinitas e vão desde embutidos, que deixam o espaço totalmente livre, até os que funcionam como aparador (ou mesa para duas pessoas, que pode se transformar em um móvel com capacidade para oito ou mais indivíduos).

Nesse caso, é preciso lembrar de acomodar os assentos de acordo com a necessidade. Podem ser banquetas ou cadeiras dobráveis, bancos maiores para duas ou mais pessoas ou pufes.

3. Mesa-estante

À primeira vista, este item parece uma simples estante de livros. Entretanto, esse móvel pode se transformar facilmente em uma mesa com duas cadeiras, recomendado principalmente para pessoas que não têm um espaço específico voltado ao home office. Basta mover os módulos para o lado e a mesa de trabalho está pronta. A mesa-estante também pode ser usada ​​em uma pequena cozinha e permite que os moradores tenham um almoço mais confortável.

4. Cama-baú

Se você mora em uma casa ou apartamento pequeno, adquirir uma cama-baú é fundamental para otimizar o seu cantinho. Ao guardar as coisas na cama-baú, você economiza espaço que um guarda-roupas ou cômoda ocuparia. Você também pode usá-la para organizar roupas de cama, como lençóis, cobertores e travesseiros.

5. Estante divisória

Além das paredes, há várias outras maneiras de dividir um espaço entre dois ambientes. O uso de estantes, por exemplo, é uma opção cada vez mais popular e prática, pois podem fazer parte da decoração e também contribuir para a organização dos cômodos. Você também pode utilizar estantes para otimizar o espaço, uma vez que elas possuem diversos nichos que servem para guardar objetos, livros e outras coisas.

Veja, no episódio 28 do podcast Sonhar&Morar, como fez Michelle Pereira, do perfil no Instagram “@nossocanto.307”.

Agora que você já sabe quais são as melhores opções de móveis multifuncionais, é hora de entender como comprar móveis na internet sem cair em ciladas.