Férias é o momento para viajar tranquilamente e relaxar. Mas, para que isso realmente seja uma realidade, antes de arrumar as malas e partir é preciso seguir algumas dicas para que a sua casa fique segura, enquanto você aproveita a viagem com a família. Confira a seguir sete itens que não podem ficar de fora da sua lista de verificações pré viagem.
1. Casa segura começa com portas, portões e janelas trancados
Trancar as portas é o básico, mas, acredite, muitos bandidos entram nas residências pela porta da frente porque as pessoas as esquecem abertas. Por isso, tranque (e confira se trancou) todas as portas, inclusive a de cada cômodo. Assim você não corre o risco de no meio da viagem surgir a pergunta matadora: “Será que fechamos a porta?”.
Para evitar o famoso “deixa que eu deixo”, combine com os demais membros da família quem será o responsável por essa tarefa e quem fará a conferência. E nada de deixar a chave debaixo do tapete ou algum vaso na parte externa. Faça o mesmo com as janelas, além de evitar furto, caso elas tenham acesso fácil pela rua, você ainda evita problemas com chuva e poeira.
Fechaduras automatizadas que exigem senhas para liberar a entrada ou as que usam biometria (impressão digital) são mais uma forma de proteção, assim como os alarmes sonoros conectados aos smartphones que ligam para o aparelho caso alguma fechadura seja aberta
2. Luz, água e gás também precisam ser desligados para uma casa segura
Aquele truque de deixar a luz acesa para parecer que tem alguém em casa não faz sentido, já que a luz o tempo toda acesa demonstra justamente o contrário. Em tempos de tarifas mais caras, você ainda vai pagar mais na conta no final do mês. Então, certifique-se de apagar todas as luzes do imóvel.
Por questões de segurança, desligue também as tomadas de todos os aparelhos elétricos, evitando curto-circuito na sua ausência. A geladeira, claro, precisa ficar ligada.
O mesmo é recomendado para o registro de água e gás de cozinha. Assim, em caso de rompimento de algum cano, os danos serão nulos ou menores, no caso da água, e você também previne que o gás fique ligado por acidente.
Aproveite para fechar as bacias dos banheiros e os ralos para evitar a entrada de pragas urbanas.
3. Seja discreto e mantenha a sua casa segura
Quanto menos as pessoas souberem do seu paradeiro, mais segura sua casa estará. Evite comentar com vizinhos, funcionários do prédio e do bairro que sairá de férias. As informações “vazam” e servem para ajudar os infratores em seus planos. Pela mesma razão, evite postar fotos suas e da sua família durante suas férias nas redes sociais, pois elas servem de alerta para bandidos sobre sua ausência.
4. Tenha uma pessoa de confiança
Por outro lado, ter alguém de confiança com quem você possa contar para ser um “vigia” é uma boa prática. Poucas pessoas precisam saber que você está viajando. Restrinja essa informação ao seu ciclo de confiança, seja um parente, um vizinho ou até mesmo o síndico. Alguma atividade suspeita ou incomum pode ser monitorada por essas pessoas, que tem como te avisar. Mas não deixe a chave na portaria.
Verifique também se essa pessoa pode recolher as correspondências que possam se acumular na sua porta. Mas, caso tenha assinatura de revista ou jornais, suspenda a entrega no período de férias para evitar esse problema que também é um aviso de casa vazia.
5. Informe sobre o acesso de pessoas durante a sua ausência
No caso de apartamento, mantenha atualizado o sistema de administração do condomínio, informando quem está autorizado a acessar o seu imóvel na sua ausência e se este pode ou não estar acompanhado.
6. Conte com um seguro residencial
Contar com um seguro residencial faz toda a diferença para superar os imprevistos com mais tranquilidade. Saiba quais são as inúmeras vantagens de contratar um. De acordo com a apólice contratada, pode-se ter cobertura de curto-circuito, furtos, incêndios e serviços de manutenção.
7. Monitores seu apartamento do seu smartphone
Invista em automação residencial. Com ela, você pode monitorar o seu apartamento ou sua casa pelo seu smarthphone durante as férias, fazendo uso de um sistema de monitoramento de alarme e imagens.
Com todos esses cuidados, sua casa segura pode estar garantida e a tranquilidade de suas férias também. Agora, se você não for viajar, leia as nossas 8 dicas para aproveitar as férias em casa e também como entreter as crianças durante esse período.