Uma casa tem que ser confortável para todas as fases da nossa vida. Diante disso, temos que nela fazer adaptações que acompanhem o passar do tempo. Se você mora com idosos ou já sente a necessidade de preparar o lar para a chegada da terceira idade, é a hora de fazer algumas modificações para que todos se sintam bem e em segurança. Confira a seguir algumas ideias simples para deixar a casa segura para idosos.

Quarto adaptado é ideal em uma casa segura para idosos

Para um descanso seguro é preciso proporcionar conforto e uma boa circulação no cômodo. As camas precisam ter um bom colchão – de preferência ortopédico – e ficar de 45 cm a 50 cm do chão para que o idoso não tenha dificuldades ao se deitar ou se levantar. Ao lado, um criado mudo ou mesa sem rodinhas deixa à mão o telefone – para casos de emergência -, um interruptor de luz ou abajur com luz quente para facilitar a leitura e criar um ambiente aconchegante. Não é difícil encontrar móveis adaptados para idosos ou, até mesmo, solicitá-los por encomenda. Cadeiras, sofás e camas mais altos evitam o impulso do corpo ao levantar e contribuem para uma casa segura para idosos. 

Banheiro contra quedas é essencial em uma casa segura para idosos

Água e sabonete é uma combinação certeira para possíveis escorregões. Por isso, invista em uma barra vertical de metal no chuveiro a 80 cm do chão. E nada de box, para evitar tropeções no trilho, ou cortina, que pode cair caso alguém se apoie nela. Também instale uma barra horizontal ao lado do vaso sanitário para facilitar que o idoso sente e se levante com facilidade. 

Caso a pessoa idosa tenha dificuldade de locomoção ou faça uso de andador, você pode optar por uma cadeira higiênica, que possui rodas e tem o assento vazado. Isso permite que o idoso faça as suas necessidades e seja levado ao banho na sequência.

Sala sem obstáculos evita acidentes

Quanto mais livre a circulação, melhor! Evite usar tapetes para ter uma casa segura para idosos. Mas se não abre mão desse décor, coloque a peça embaixo de móveis pesados, que também podem servir de apoio em caso de queda ou escorregão. Os sofás ou poltronas devem ficar numa altura de 45 cm a 50 cm do chão e ter braços para ajudar o idoso a se levantar ou sentar. Caso o seu espaço seja pequeno, pense em usar sofás retráteis com linhas retas e braços de até 30cm.

Cozinha com ergonomia impossibilita perigo

O idoso precisa estar ativo e se sentir seguro para circular por todos os cômodos da casa e, inclusive, preparar a sua própria refeição. Por isso, recomenda-se que a bancada e a pia fiquem a 90 cm do chão, evitando, assim, que o idoso se curve. A cozinha ainda deve estar equipada com banco ou cadeira para que ele não fique de pé por muito tempo. Além disso, pode-se tirar as portas debaixo da pia para facilitar o acesso de bancos ou cadeira de rodas. Os armários, gavetas e prateleiras devem estar no mínimo a 30 cm do chão para que eles não tenham que se curvar e, no máximo, a 1,60 m para que não precisem pegar um banquinho ou escada para alcançar algo, o que é muito perigoso.
Uma casa segura para idosos depende de atitudes recorrentes. Assim como preparamos a casa para a chegada dos bebês, também precisamos ter uma atenção especial e carinhosa para quando a idade avança. E nada melhor do que estar na nossa casa própria usufruindo de toda segurança que lutamos tanto para conquistar.  

Tags