Você já ouviu falar em Chalk Paint? Apesar do nome gringo, essa é apenas uma forma pomposa de chamar a tinta de giz, que pode ser usada em diversos tipos de superfícies, como madeira, metal, vidro e até mesmo tecido. Ela é conhecida por sua textura aveludada e acabamento fosco, o que confere um certo ar vintage e rústico ao objeto pintado. Vem que vamos te explicar como você pode aderir a essa técnica de pintura que deixa móveis e acabamentos com um aspecto, ao mesmo tempo, retrô e fashionista.

O que preciso para fazer a Chalk Paint?

A grande vantagem dessa técnica é que ela não requer muita preparação prévia da superfície antes de ser aplicada. Isso significa que você pode pintar diretamente sobre a superfície sem precisar lixá-la ou aplicar uma camada de primer antes. É, portanto, uma maneira fácil e bastante econômica de renovar a casa.

Para fazer a Chalk Paint, basta seguir alguns passos simples:

  1. Prepare a superfície: certifique-se de que o que for pintar esteja limpo, sem poeira ou gordura. Se estiver pintando móveis, pode lixar a superfície para remover qualquer verniz ou tinta antiga, embora não seja algo essencial.
  2. Aplique a primeira camada: com um pincel ou rolo, aplique a tinta na direção das fibras da madeira ou no sentido vertical da parede. Deixe secar completamente antes de aplicar a segunda camada.
  3. Aplique a segunda camada: após a primeira camada secar, aplique a segunda mão de tinta, novamente seguindo a direção das fibras da madeira ou no sentido vertical da parede.
  4. Lixe levemente: depois que as camadas de tinta estiverem secas, use uma lixa de grão fino para lixar levemente a superfície. Isso dará à peça um acabamento mais liso e uniforme. Se quiser uma aparência ainda mais envelhecida, use a lixa para desgastar ainda mais as bordas ou áreas específicas da peça.
  5. Finalize com cera ou selador: isso serve para proteger a tinta e dar um acabamento final à superfície.

No entanto, lembre-se que, antes de colocar a mão na massa, é preciso ler e seguir as instruções de uso do fabricante para a aplicação correta do produto em cada superfície diferente.

Onde posso aplicar a técnica?

A Chalk Paint é uma tinta versátil e ecologicamente correta – pois é à base de água e não contém solventes prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente – e pode ser facilmente encontrada em lojas especializadas ou de materiais de construção. Outra vantagem é que ela adere bem a superfícies porosas e não porosas, o que a torna uma ótima escolha para projetos de decoração e reforma.

Você pode aplicar a técnica, por exemplo, em móveis, molduras, vasos, caixas decorativas, luminárias, portas e até mesmo paredes. Contudo, a tinta de giz é sobretudo utilizada para transformar móveis antigos ou objetos decorativos simples em itens únicos e personalizados. 

O maior cuidado a ser tomado na aplicação da técnica é o de, antes de aplicar a tinta, certificar-se de que a superfície esteja limpa e livre de poeira ou gordura para garantir uma boa aderência e acabamento suave. Para isso, use um produto detergente ou desengordurante, desde que de acordo com o material da peça que pretende reciclar.

Como aplicar a Chalk Paint nos cômodos da casa?

Por ser extremamente versátil, a técnica pode ser usada em muitas superfícies diferentes. Então, a sua necessidade e criatividade são o limite! Mas, aqui vão algumas ideias como e onde usá-la na sua casa:

  • Paredes: a Chalk Paint tem um acabamento fosco e suave que dá um visual envelhecido e vintage às superfícies pintadas. É uma escolha popular para paredes em estilo rústico ou cottage (estilo usado em casas de campo em inglês que remete ao décor clássico e ao rústico).
  • Móveis: esse é o jeito mais popular de utilização da técnica. A pintura com tinta de giz é ideal para renovar móveis antigos, pois não precisa de grandes preparações e adere bem a quase qualquer superfície, incluindo madeira, metal e plástico.
  • Acessórios decorativos: você pode usar a Chalk Paint em acessórios decorativos, como molduras de quadros, abajures, vasos e outros objetos. Isso permite que você personalize completamente seus acessórios e combine-os com o estilo geral da sua decoração.
  • Portas: isso pode mudar totalmente a aparência de sua casa. Quando a reforma é combinada com puxadores novos, pode ser uma maneira fácil e econômica de atualizar a estética do seu lar.
  • Armários de cozinha: é possível renovar os armários de cozinha sem ter que substituí-los. O Chalk Paint pode dar a eles um visual elegante e personalizado.

Reformar a casa sempre traz um ar de renovação. E, em geral, o Chalk Paint é fácil de aplicar e pode ser personalizado com aquele décor DIY – faça você mesmo – que fará o seu espaço ter um estilo único. Vamos tentar? 

Tags