Quem tem gatos sabe o quanto eles são admiráveis e fonte de muita fofura e afeto. No entanto, necessitam de cuidados para se manterem seguros e saudáveis. Não basta comprar a caixinha de areia e oferecer comida e água — eles precisam de muito mais do que isso.

Os cuidados relacionados à segurança não podem faltar em casa com gatos. Afinal, a curiosidade e o instinto de aventura são características dos felinos, que estão sempre aprontando. Cabe aos tutores os frearem e os manterem seguros, com algumas medidas.

De fato, existem perigos, more você em casa ou em apartamento, que podem colocar em risco a saúde e até a vida de seu bichano. Tornar sua casa segura para gatos com algumas adaptações, garantindo risco zero e segurança para seu peludo, é a ideia.

Diante disso, relacionamos os principais cuidados que os tutores devem ter com seus gatinhos, seja em apartamento, seja em casa. Confira!

Não deixe seu pet dar voltinhas, lugar de gato é dentro de casa

Evitar que seu gato vá para a rua e dê as famosas “voltinhas” é uma forma de protegê-lo. Uma boa medida para tornar a casa segura para gatos é telar a residência, ao menos na parte dos fundos e, dessa forma, permitir que tomem sol, brinquem, mas não saiam do quintal.

Outra forma de proteção seria construir muros bem altos, de modo que não consigam escalar. O mesmo vale para quem reside em apartamentos térreos ou em andares mais baixos.

Coloque rede de proteção em todas as janelas

casa segura para gatos

Uma das medidas importantes para quem mora em apartamento é a colocação das redes de proteção nas janelas. Existem muitos casos de gatos que se desequilibram ou veem um pássaro e acabam caindo. A instalação das telas resolve a questão, deixando os donos mais tranquilos e os animais protegidos.

Opte por plantas seguras

casa segura para gatos

Quem ama plantas, muito cuidado nessa hora, pois elas podem ser muito perigosas para a saúde dos gatinhos. Por isso, evite determinados tipos, como a espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode, violeta, lírio e a azaleia, visto que causam intoxicação. No entanto, outros tipos estão liberados, como babosa, camomila, alecrim e valeriana.

Mantenha objetos pequenos longe 

Os gatos são curiosos e gostam de mexer em tudo, daí o cuidado de manter objetos que os coloquem em risco longe da vista deles. Exemplo disso são peças pequenas, como bijuterias, parafusos, entre outros objetos que eles podem engolir.

Bônus: dicas para garantir enriquecimento ambiental para os gatos

Os gatos são animais muito ativos que gostam de subir em telhados, caçar, correr, entre outras aventuras. Quando são criados em casa, eles perdem um pouco disso. Sendo assim, devemos promover o enriquecimento ambiental no local onde criamos nossos pets. 

Veja algumas dicas para garantir mais atividades para o seu gatinho e deixá-lo mais feliz e livre de estresse!

  • Arranhadores pela casa: ajudam a cuidar das unhas e diminuir o estresse.
  • Fontes de água: incentivam a hidratação e a diversão.
  • Brinquedos variados: distraem os bichanos que adoram brincar.
  • Prateleira para escalarem: os gatos adoram escalar e ficar no alto, tal como nos telhados. Assim, espalhar prateleiras pela casa proporciona uma boa diversão para eles. 

Como você conferiu neste conteúdo, tomar algumas precauções para deixar sua casa segura para gatos evitará acidentes com seu amigo de quatro patas. São cuidados que evitam que seu pet sofra algum tipo de acidente. Como se fala, a prevenção é sempre a melhor alternativa!

E se você tem um pet e pretende comprar um apê, a MRV oferece, em alguns empreendimentos, um espaço exclusivo para que os bichinhos possam sair de casa e se divertir no Pet Place. Para saber se a MRV tem imóvel à venda na sua cidade e se ele conta com esse benefício, vale acessar nosso site e conferir o apartamento dos sonhos.