Você limpa e higieniza a cozinha e, no dia seguinte, lá estão as formigas novamente andando pelos armários e pisos, comendo os alimentos que encontram na pia, mesa, armários etc.
Por mais que esse inseto pareça inofensivo, ele precisa ser eliminado, pois carrega diversos tipos de fungos e bactérias. Portanto, tê-lo na cozinha, entre alimentos e louças, não é nada saudável… nem agradável. E já que usar veneno nem sempre é uma boa solução, especialmente para quem tem crianças e/ou pets, confira a seguir 5 dicas para se livrar das formigas da cozinha sem inseticidas.
1. Limpeza e organização na cozinha
Limpeza e organização contribuem para um ambiente saudável e aconchegante. Por isso, criar alguns hábitos na rotina ajudarão na prevenção do aparecimento e eliminação de formigas e outros insetos. Além disso, outros cuidados podem ajudar, como lavar as louças após as refeições, para não correr o risco de os resíduos dos alimentos atraírem as formigas, limpar a toalha de mesa e deixar o lixo sempre tampado e sem acumular os resíduos orgânicos de um dia para o outro.
Dentro dos armários, organize as embalagens e os potes de alimentos de forma que fiquem bem fechados.
2. Higienização
Uma mistura de água com detergente é uma maneira barata e prática para matar formigas. Em um copo de 200 ml, acrescente metade de água e metade de detergente. Adicione a mistura em um pulverizador e aplique nos cantos e frestas onde possa haver ninhos de formigas.
3. Identifique de onde estão vindo as formigas
Além de limpar e higienizar os ambientes, é preciso saber de onde as formigas estão vindo. Prepare uma isca que as atraia, como uma mistura de água com açúcar, e observe o caminho que elas farão. Se elas estiverem vindo de algum buraco, aplique com uma seringa a solução de água com detergente. Será preciso também fechar o buraco com borra de café, como mostraremos a seguir.
Mas atenção, se as formigas estiverem saindo dos buracos de tomadas, você não pode aplicar soluções líquidas, para não causar um curto circuito. Neste caso, utilize talco.
4. Repelente natural também é aliado contra as formigas
Cascas de limão, borra de café, cravo e canela podem ser aplicados nos armários de cozinhas para repelir as formigas. Coloque, por exemplo, o cravo e a canela em um saquinho de organza ou em um pote sem tampa e deixe-o nos cantos dos armários. Para manter sua efetividade, troque o conteúdo a cada duas semanas.
As formigas também não gostam de cheiros cítricos. Por isso, coloque um pequeno pedaço de casca de laranja ou limão dentro do açucareiro para mantê-las longe.
Já a borra de café pode ser utilizada para tampar todos os buracos e frestas por onde as formigas possam entrar.
O vinagre branco, antigo aliado da limpeza, é outro ótimo remédio para eliminar as formigas. Faça uma mistura adicionando a mesma quantidade de água e vinagre branco, coloque em um pulverizador e depois é só borrifar diretamente o conteúdo sobre os insetos. Para o piso da cozinha, borrife vinagre branco após a limpeza do ambiente.
Quando houver formigas mortas, limpe o local imediatamente com um pano úmido, pois o cheiro pode atrair outros insetos.
5. Aspire a casa
Aspirar a casa, incluindo as frestas das janelas, atrás das portas, cantos e armários é uma forma simples, mas muito eficaz de eliminar insetos e seus ninhos.
O que fazer se as formigas não desaparecerem?
Se mesmo com as 5 dicas naturais as formigas persistirem ou voltarem a circular pela sua cozinha, a dedetização é uma forma eficiente de controlar a proliferação destes insetos em sua residência.
Neste caso, o procedimento deve ser feito por uma empresa especializada com a licença de funcionamento cadastrada no site da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag). Dessa forma, você terá a segurança de que a empresa utilizará uma quantidade de pesticida que não seja prejudicial à sua saúde.
Se além das formigas você também quer se livrar de outros insetos, como traças, pulgas e carrapatos, continue lendo sobre estes assuntos aqui no Sonhar&Morar.