Há um tempo atrás, a cuba invisível ficou famosa após a socialite Kim Kardashian postar imagens do seu banheiro nas redes sociais. O S&M, inclusive, “desvendou” o segredo da peça que se transformou em viral. Diante disso, veio o questionamento: você sabe escolher a melhor cuba de pia para o banheiro? Essa escolha depende de vários fatores, como o tamanho do banheiro, estilo de decoração e preferências pessoais. A seguir destacamos os tipos de cubas mais populares no mercado.

Cuba de sobrepor

cuba de pia

Esse modelo é instalado acima da bancada, deixando a borda da cuba exposta. Ela é fácil de instalar e oferece uma ampla variedade de opções em termos de materiais, tamanhos e estilos. A manutenção também é simples, mas pode ocupar mais espaço na bancada. Além disso, as torneiras que servem para essa cuba costumam ser maiores e, consequentemente, mais caras. 

Cuba de pia embutida

cuba de pia
Reprodução: Pinterest

Essas são as cubas comumente usadas em apês comprados na planta. Elas ficam dentro da bancada, niveladas com a superfície. Oferecem um visual limpo e minimalista e são ideais para banheiros contemporâneos. O modelo ocupa menos espaço e pode ser encontrado em diferentes formatos e materiais.

Semi-encaixe

cuba de pia
Reprodução: Pinterest

Essa cuba é uma opção intermediária entre as cubas de sobrepor e de embutir. Elas são parcialmente instaladas na bancada, deixando apenas a borda e um pouco da cuba expostas. No entanto, é preciso ter um cuidado especial com a limpeza dessa peça já que a parte que fica “pra fora” pode acumular mais sujeira.

Cuba de apoio

Reprodução: Pinterest

As cubas de apoio são instaladas diretamente no balcão ou na bancada, sem necessidade de serem embutidas. Elas possuem um design moderno e elegante e podem ser encontradas em diferentes materiais, como vidro, cerâmica e pedra. Uma desvantagem é que a limpeza pode ser mais difícil, pois – assim como as de semi-encaixe – as bordas da cuba são expostas.

Cuba de pia esculpida

Reprodução: Pinterest

Essas são as feitas sob medida a partir de um único bloco de pedra ou material composto. São as famosas cubas de mármore, por exemplo. Elas oferecem um visual único e personalizado, mas podem ser caras e demanda instalação profissional.

Avalie bem o material da cuba de pia antes de sair às compras

A escolha da cuba do banheiro dependerá de suas necessidades específicas em termos de estilo, durabilidade e orçamento. É importante avaliar as características de cada material antes de tomar uma decisão. Algumas das opções mais comuns são:

Porcelana

Reprodução: Pinterest

É um material clássico, durável, resistente a manchas e fácil de limpar. No entanto, pode ser rachado ou lascado se for atingido com força.

Vidro temperado

Reprodução: Pinterest

Possui uma aparência moderna e elegante e é muito resistente. No entanto, pode ser difícil de limpar e é mais suscetível a arranhões e quebras do que outros materiais.

Pedra natural

Reprodução: Pinterest

As cubas podem ser feitas de mármore, granito ou pedra-sabão. São altamente duráveis e resistem bem a manchas e arranhões. No entanto, é um material mais caro e pode exigir cuidados especiais de limpeza.

Acrílico

Reprodução: Pinterest

É um material leve e econômico, fácil de instalar e resistente a manchas e arranhões. Esse modelo, porém, não é tão durável quanto outros materiais e pode ficar amarelado ao longo do tempo.

Com tantas opções, o mais importante de lembrar na hora de escolher a cuba para o seu banheiro, é levar em conta não apenas as vantagens e desvantagens de cada tipo, mas também o estilo do ambiente, a funcionalidade e o orçamento disponível. Pesquise, compare preços e opte pelo modelo que melhor se adeque às necessidades da sua família. Assim seu banheiro vai ficar lindo… e nem precisa ser o de uma Kardashian!