O sofá é o grande protagonista entres os móveis da sala. E, para escolher o modelo ideal, é preciso ter atenção a alguns detalhes. Para além do tamanho ou do design, definir o tecido do mobiliário vai influenciar diretamente na harmonia com o ambiente e na durabilidade da peça. 

Por aqui, vamos falar sobre os principais tipos de tecidos para sofá e, também, quais são as vantagens e desvantagens que cada um pode oferecer na hora de escolher qual atende às suas necessidades.  Vale ter atenção às dicas e buscar a opção mais adequada à sua família. Por exemplo, que nunca sofreu com uma criança que riscou o sofá com canetinha ou manchou com slime? Ou, ainda, quem não teve que enfrentar rasgos e furos feitos pelo pet?

Então, se você quer encontrar um tipo de tecido mais adequado para a sua família, vem com a gente!

Couro sintético

Se você busca por uma opção que alie praticidade, boa estética e facilidade para limpar, o couro sintético pode ser uma boa escolha. Além disso, esse tipo de material surge como uma alternativa mais barata do que o couro natural, sem contar na questão da sustentábilidade. 

  • Vantagens: fácil manutenção, resistente e impermeável; é uma boa opção para quem tem animais em casa.
  • Desvantagens: em temperaturas mais elevadas tende a ser bem quente e nas temperaturas mais baixas, mais frio. Além disso, sem os cuidados adequados (hidratação do material), tende ao ressecamento com o passar do tempo.

Chenile

O chenile é composto por algodão, seda e lã. Ele é reconhecido por sua resistência e durabilidade. Suas texturas em linhas ou quadriculados podem prejudicar um pouquinho na hora da limpeza, mas eles são extremamente macios e confortáveis.

  • Vantagens: seu tecido proporciona uma sensação maior de conforto e aconchego, com um toque mais macio e aveludado.
  • Desvantagens: não é um material tão fácil de limpar e, para quem tem alergia ou algum problema respiratório, não é uma boa escolha.

Sarja

Além de se destacar por sua resistência, a sarja surge como uma opção mais acessível se você procura gastar pouco. Mesmo mais barato, o material tem boa durabilidade, embora possa ser um pouco frágil quando o assunto envolve líquidos. 

  • Vantagens: é resistente e oferece uma sensação térmica agradável e confortável.
  • Desvantagens: é um material permeável e, por conta disso, tem uma maior capacidade de absorver manchas.

Linho

O linho pode ser considerado um dos melhores tecidos para o sofá. Sendo produzido de forma sintética, ele tem a capacidade de juntar conforto, beleza e qualidade em um único lugar. E se você quer incluir nesse combo resistência, durabilidade e fácil manutenção, encontrou o que estava procurando.

  • Vantagens: tecido considerado resistente, à base de poliéster e algodão, e possui a característica de fácil manutenção.
  • Desvantagens: seus preços podem pesar um pouco mais no seu orçamento.

Suede

O suede é um dos tecidos de sofá mais populares na atualidade. Ele é produzido a partir do poliéster e tem uma textura toda macia e aveludada, o que proporciona uma sensação de conforto e aconchego. 

  • Vantagens: no mercado, você vai encontrar várias opções de cores e estampas; além disso, o tecido tem um toque macio e proporciona muito conforto.
  • Desvantagens: por ser um tecido bem absorvente, se a situação envolver líquidos ele pode manchar; a dica é impermeabilizar.

Veludo

Agora, se você está procurando por algo elegante, a melhor opção é o veludo. Além de confortável, um sofá com esse tipo de material compõe perfeitamente um ambiente que traz um estilo mais clássico.

  • Vantagens: o veludo é um material mais quente e é perfeito para lugares que têm um clima mais frio.
  • Desvantagens: se você mora em um lugar mais quente, fuja dessa opção.

Jacquard

Pensou em tecido com padronagem mais complexa, pensou em jacquard. Seguindo o estilo maximalista, essa opção tem uma infinidade de cores e estampas, podendo ser a peça chave que falta na sua decoração. Mesmo não sendo totalmente impermeável, ele dificulta a absorção de líquidos e acúmulo de poeira.

  • Vantagens: por ter uma trama mais fechada, ele é mais resistente e com maior durabilidade, além de ser mais fácil de limpar.
  • Desvantagens: ele vai estar um pouco mais acima do preço de outros tipos de material.

Depois de escolher qual o tipo de tecido para o seu sofá, que tal pensar no modelo do móvel? Se você procura por versatilidade, beleza e funcionalidade, o sofá retrátil pode ser uma ótima opção. Saiba como escolher qual é o ideal para você.