A cristaleira é um item clássico que pode trazer mais charme e sofisticação para qualquer ambiente, incluindo apartamentos pequenos. No entanto, muitos acham difícil incorporá-la em suas decorações de uma forma moderna. Ledo engano! Essa peça pode trazer um ar vintage, sim, mas só se você quiser. Veja a seguir como usar esse móvel com cara retrô de uma forma elegante, prática e funcional.  

Escolha o local ideal para colocar a cristaleira

Opte por um espaço que tenha destaque, como uma parede vazia na sala de estar, na sala de jantar ou até mesmo na cozinha. Certifique-se de que haja espaço suficiente ao redor da cristaleira para que ela se destaque e não pareça “sufocada”.

Simplifique a decoração

Para uma abordagem moderna, a simplicidade é fundamental. Evite sobrecarregar a cristaleira com muitos objetos decorativos. Em vez disso, opte por alguns itens-chave que sejam únicos e atraentes. Por exemplo, um vaso de flores com um design contemporâneo ou algumas peças de arte minimalista podem complementar perfeitamente a beleza da cristaleira, sem tirar seu protagonismo.

Misture estilos

Foto: Reprodução/ Site Vivadecora

Uma ótima maneira de trazer modernidade à sua cristaleira é misturar estilos. Combine peças antigas e tradicionais com elementos mais contemporâneos, para criar um contraste interessante. Um exemplo disso é exibir taças de cristal vintage ao lado de copos de design moderno. Essa mistura de estilos cria um visual único e atualizado.

Ilumine estrategicamente

Uma forma de valorizar ainda mais a cristaleira é utilizar a iluminação de maneira estratégica. A instalação de luzes embutidas, fitas de LED ou direcionadas pode realçar as peças expostas e trazer um efeito visual incrível. A luz certa ajuda a destacar os detalhes e a beleza do cristal ou do vidro, criando um ambiente acolhedor e sofisticado.

Materiais contemporâneos para a cristaleira

A escolha do material da peça pode determinar a sua decoração. O metal, assim como aço inoxidável ou ferro preto, conferem um toque industrial e sofisticado ao ambiente. Já madeiras escuras, como tons de carvalho ou nogueira, são bastante utilizadas para criar uma aparência contemporânea e atemporal. Você pode optar por peças de vidro ou MDF, mas, nesse caso, recomenda-se utilizá-la para armazenar pouco peso. 

Procure por formatos versáteis para otimizar espaço

Para ambientes pequenos, uma opção interessante é usar a cristaleira suspensa, fixada na parede. Dessa maneira, você economiza espaço, além de criar um efeito flutuante. Outra alternativa é optar por uma cristaleira modular, composta por módulos que podem ser combinados de diferentes maneiras, oferecendo versatilidade e se ajustando ao espaço disponível.

Você se animou a dar um toque de elegância atemporal ao seu espaço? Ao combinar elementos clássicos e contemporâneos, você pode trazer mais personalidade ao apê, tornando-o único.

Foi isso, aliás, o que pensou o programador Gabriel Barreto, quando decidiu montar uma estilosa cristaleira com luz de LED na sua cozinha. Ouça abaixo o episódio 50, do Podcast Sonhar & Morar, e descubra como ele transformou a peça em um dos destaques do seu apartamento MRV.