Você é daqueles que acha que o ano de 2022 está “voando”? Então já está na hora de planejar o que fazer com o décimo terceiro salário, que daqui a pouquinho estará caindo na sua conta. Como, para muitos, esse benefício concedido aos trabalhadores registrados em carteira (CLT), é uma “salvação da pátria”, separamos algumas dicas de como usar esse dinheiro extra sem desperdício.
Quite as suas dívidas
Essa, sem dúvidas, é a primeira atitude que você deve tomar quando receber o benefício. Use pelo menos uma parte do valor para pagar o que deve, pois com o dinheiro em mãos dá para negociar melhor os valores. Priorize o pagamento de contas de consumo – água, luz, telefone etc – em atraso e as com juros maiores, como o cartão de crédito. Outra dica é renegociar dívidas menores ou antecipar parcelamentos. Dessa maneira você pode conseguir bons descontos para o pagamento à vista e fica mais próximo de conquistar o sonho do seu apê novo, já que o financiamento imobiliário não é possível com o nome sujo (veja aqui algumas maneiras de sair das dívidas).
Pague despesas extras de fim de ano
Ano novo, boletos novos! Em todo começo de ano há impostos, taxas e compromissos dos quais não dá para fugir. Mas com planejamento, você pode resolver tudo sem atropelos. Reserve o valor, por exemplo, para pagar o IPTU, o IPVA ou as despesas escolares do seu filho. Lembre-se que com uma proposta de pagamento à vista é possível negociar um bom desconto. E evite entrar em novos parcelamentos. Planeje pagar despesas como a ceia de final de ano, presentes, férias, entre outras, com o salário mensal.
Divida o décimo terceiro salário para pagar despesas mensais
Você até pode não receber um valor muito alto de décimo terceiro, mas não é por isso que precisa gastá-lo como se não houvesse amanhã. Que tal tentar fazer um planejamento para evitar ficar no vermelho? Uma ideia é listar todas as despesas mensais que terá no próximo ano e dividir o valor do décimo terceiro em 12 partes iguais. Dessa maneira, você terá mensalmente um dinheiro a mais para acrescentar em uma parcela, fazer uma pequena reforma, um curso, entre outras coisas. Ainda que pareça pouco, um dinheiro extra pode te ajudar a fechar as contas do mês.
Poupe para uma reserva de emergência
Caso não tenha dívidas, aproveite o décimo terceiro para começar uma reserva financeira. Especialistas em finanças costumam indicar que se guarde pelo menos o valor de 6 meses de salário para os momentos de necessidades e imprevistos. Mas, claro, você pode reservar apenas um percentual para começar essa poupança. O importante é saber que todo dinheiro extra que entra no orçamento é uma ótima oportunidade para começar a poupar e investir.
Receber um dinheiro não é nada mau, mas saber o que fazer com ele é um diferencial. Com essas dicas, um pouco de organização e muito planejamento, o trabalhador pode usar o décimo terceiro para entrar em 2023 muito mais tranquilo e sem estar endividado. Boa sorte!